x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.031

ganho de capital

Jorge Anselmo Pereira

Jorge Anselmo Pereira

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Domingo | 26 fevereiro 2012 | 06:43

Comprei um terreno por 20.000,00, realizei uma edificação (casa) e vendi por 120,000,00, tive um custo de edificação de 65,000,00. Recebi 60,000,00 em agosto de 2011 e 60,000,00 em janeiro de 2012.
Para preencher a declaração de ganho de capital e apurar o imposto sobre 15% do lucro, posso deduzir o valor da edificação, tenho todas as notas de despesas e compra de materiais?
Como faria?
Informo o terreno no mes de aquisição e os custos da edificação no mes em que as notas foram tiradas ?
e o pagamento conforme o recebimento?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Domingo | 26 fevereiro 2012 | 08:38

Bom dia Jorge,

Tenha em conta que:

- Se é o único imóvel que você possuia e não vendeu nenhum outro nos últimos cinco anos, o ganho de capital está isento.

- Você só poderá considerar o custo da casa se averbá-la no Registro de Imóveis (Cartório) pois caso não esteja devidamente averbada, não pode ser considerada para efeitos do imposto de renda.

- Guarde consigo todas os comprovantes de despesas inclusive o pagamento do INSS e do FGTS dos trabalhadores, pois o fisco pode solicitá-los.

- O ganho deverá ser apurado via programa "Ganhos de Capital" onde as condições da venda devem ser informadas conforme se deram, ou seja, em duas parcelas.

...

DANIEL FAÇANHA ROCHA DE SOUZA

Daniel Façanha Rocha de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Controller
há 12 anos Domingo | 26 fevereiro 2012 | 11:53

Bom dia,

Estou inciando o meu contato com o fórum devido a uma dúvida sobre Ganho de capital. Procurei o site da Receita e alguns post desde forum, mas uma situação ainda não encontrei ao qual estou vivendo: Venda de casa para construção de prédio sendo o "pagamento" na forma de troca em apt's. Há ganho de capital? Podemos considerá isso uma permuta para efeitos tributários?

Agradeço a atenção

Daniel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.