x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.457

Leitora cartão e-CPF

Marcos Furtado

Marcos Furtado

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 17:34

Por favor,

Sou contabilista em um escritório de advocacia sem vinculo empregatício.
Esse escritório tem alguns clientes PJ que passam algumas funções contábeis para serem resolvidas aqui.
Um desses clientes, querendo trocar de contador, trouxe os documentos da empresa dele para cá e juntamente veio um cartão e-cnpj, mas sem a leitora.
Gostaria de saber se eu adquirir um e-cpf com leitora (pf) em meu nome, se eu conseguiria acessar os dados do cartão e-cnpj dessa Empresa, haja vista, o sócio preferir deixar o cartão aqui ao invés de passar a procuração eletrônica, que imagino que ele nem saiba como funciona e nem estar interessado em saber.

Obrigado,
Marcos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 14:30

Boa tarde Marcos,

Só existem 3 maneiras de alghuém acessar as informações de empresa (e-CAC) tributada pelo Lucro Real ou Presumido:

1 - e-CPF do sócio responsável pela empresa
2 - e-CNPJ da própria empresa
3 - Procuração Eletrõnica outorgada à pessoa juridica ou fisica que possua e-CNPJ ou e-CPF.

Nota
Se a empresa for optante pelo Simples Nacional, você poderá acessar tais informações via Código de Acesso.

...

Marcos Furtado

Marcos Furtado

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 15:43

Boa tarde Saulo,

A empresa tem e-CNPJ (somente o cartão, sem a leitora) e atualmente está inativa.
E não é optante pelo Simples Nacional.
O que gostaria de saber é se eu conseguiria ler o cartão dessa Empresa com uma leitora adquirida para um e-CPF para mim (PF).
Ou seja, eu adquiriria um e-CPF cartão e leitora, em meu nome.

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 16:10

Boa tarde Marcos

Ou seja, eu adquiriria um e-CPF cartão e leitora, em meu nome.

Neste caso a empresa tem que outorgar Procuração Eletrônica em seu nome e você com seu e-CPF e a respectiva leitura, acessaria as informações desejadas.

...

Marcos Furtado

Marcos Furtado

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 16:39

Obrigado Saulo,

No entanto a Empresa não tem onde ler o cartão dela para me passar a procuração eletrônica, pois não tem a leitora.
Na minha leitora eu conseguiria ler o cartão dessa Empresa ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 3 março 2012 | 08:00

Bom dia Marcos

Você pode solicitar a Procuração Eletrônica diretamente no CAC da Secretartia da Receita Federal mais próxima.

...

Marcos Furtado

Marcos Furtado

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 3 março 2012 | 21:47

Obrigado Saulo pela atenção.

Vou adquirir o meu e-CPF com leitora e ver se consigo ler o cartão e-CNPJ dessa Empresa, e seja o que for.
O sócio portador do e-CNPJ preferiu deixar o cartão no poder do escritório de advocacia onde trabalho.
Eu mesmo que vou ter que ver se funciona ou não.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.