x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 30.425

Declaração IRPF sobre venda de ações

Vilson Natalino dos Santos

Vilson Natalino dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 17:43

Boa tarde a todos!

Compro ações desde 2005 e nunca declarei, agora apareceu a informação na Receita de que eu deveria ter entregue a declaração Ano Calendário 2010, fui na Receita e peguei um tipo de histórico onde consta o CNPJ, o código tributário, o total do rendimento bruto e o imposto retido, só que entre juros de capital, etc... consta um valor muito alto(mais de 50 mil) sob código 5557 e a alíquota usada foi de 0,005%. Esse valor foi o total de vendas em 2010, portanto não é rendimentos. Não sei qual foi o preço de compra destas ações nem a data exata dessa compra, além do mais são ações de várias empresas, e foram compradas aos poucos durante muito tempo, nem todas as ações foram vendidas, ainda tenho ações de muitas empresas. Todas as ações foram compradas via internet e, o agente de custódia (que declarou que eu vendi estes 50 mil em ações em 2010) foi o BB Banco de Investimentos.

1- Como devo declarar isso?
2- Preciso saber o preço de compra das ações?
3- Como não declaro IRPF a uns 10 anos, terei que justificar a procedencia do dinheiro?

Obs.: moro em cidade pequena e não consegui ninguem que me orientasse.

Obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 3 março 2012 | 08:18

Bom dia Vilson,

Você deve procurar o BB Banco de Investimentos e solicitar o extrato da movimentação de suas ações (compra e venda) desde a data em que começou a negociá-las. Faça o mesmo com seu corretor, se o teve.

Vai precisar (sim) do valor de compra, das despesas (IOF, Corretagem, etc) para poder elaborar sua DIRPF acertadamente.

Você terá que apresentar as últimas cinco declarações e justificar nelas a origem do dinheiro que permitiu a referida movimentação.

O ideal é que procure um contador em sua cidade e confie a ele a tarefa de orientá-lo e elaborar suas DIRPFs.

Nota
DARF código 5557 - Imposto de Renda sobre ganhos líquidos em operações de Bolsa e assemelhados.

...

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 3 março 2012 | 18:17

Prezado Saulo, boa tarde
favor orientar para uma situação semelhante, um cliente deixou em definitivo o Brasil, para a Espanha, a ultima declaração para SRF foi a saída definitiva em dezembro/2007.
deixou umas ações conforme nota de corretagem Bradesco :
837 adq. em 25/08/2000 unit de R$ 35,20 R$ 29.462,40
300 vendidas em 11/03/2008 unit de R$ 45,03 R$ 13.509,00
677 restantes vendidas em 18/11/2010 unit de R$ 41,30 R$ 27.846,12
a diferença de 140 suponho que seja crédito.

houve IRRF R$ 1,39 e está em malha fina.
quando informo os valores acima no GCAP 2010, não gera IR a pagar, por ser menos que 35 mil. (ações 20 mil)
conforme pergunta 652 (não residente), devo aplicar direto 15% no valor da venda menos o custo de aquisição?

muito grato
Joao

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.