x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.022

Muitos anos sem declarar IRPF, e agora?

Vilson Natalino dos Santos

Vilson Natalino dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 17:59

Boa tarde a todos!

Não declaro desde 2003 mas tive alguns rendimentos e comprei alguns imóveis neste período.

Considerando que eu vá vender um imóvel que nunca teve a compra declarada(comprei em 2004 e paguei 80 mil), hoje quro vender por 300 mil.

1- O que acontece se eu não declarar a venda no IRPF?
2- Qual a chance da Receita me pegar?
3- Se eu tiver que declarar, como faço para saber o valor a pagar de ganhos de capital? sabendo que não foi declarada a compra, sobre que informações devo preencher o formulário? devo pegar o valor de compra na própria escritura?
4- E no caso de eu ter comprado o imóvel através de contrato e só depois de uns 6 anos é que foi feita a escritura(por um valor bem maior), devo declarar pelas informações do contrato ou da escritura?

Muito obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 3 março 2012 | 08:33

Bom dia Vilson,

Não declaro desde 2003 mas tive alguns rendimentos e comprei alguns imóveis neste período.

Naturalmente você está obrigado a elaboração e apresentação da DIRPF, pelo menos as dos últimos cinco anos.

Diante da complexidade que envolve o fato é imperativo que você contrate um contador para juntos elaborarem tais declarações de maneira a evitar que você fique em malha fina.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.