x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 255

acessos 185.621

Socio em duas empresas do simples nacional

Eliane

Eliane

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 19:18

Por gentileza preciso muito de ajuda!

Não tenho muita experiência mas desejo orientar meu cliente da melhor maneira possível. Estou com a seguinte situação meu cliente tem uma empresa Agroflorestal ME aberta desde 10/03/2014 hj já emite NF-e na qual está com muitas duvidas. Ele pediu ao contador o enquadramento no Simples e me informou que consegui tirar apenas um dia a NF-e com opção pelo simples e agora está na tributação normal pois segundo o contador antigo o pedido no foi deferido? Desta forma ele quer saber todos os impostos que deve pagar?

Segundo o cliente ele foi orientado pelo contador a abrir um nova empresa agora Ltda com participação de 5% do capital e 95% do outro sócio. Isto está certo?

Penso que o mesmo não deve abrir nova empresa mas sim aguardar para no começo de janeiro fazer a opção pelo simples e caso queira incluir um sócio a empresa já existente faríamos a alteração de ME para Ltda. Qual seria a melhor opçao para ele sabendo que no CNPJ ele já tem 12 funcionários???

Grata

"Buscar sempre o melhor aprendizado sobre o que penso saber"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 06:48

Bom dia Eliane,

Considerando que faltam menos de três meses para o ano vindouro, aguardar até a data do agendamento para inclusão no Simples Nacional e, sem dúvida, a opção mais sensata. Entretanto, deve se ter em conta o motivo que ocasionou o indeferimento de seu pedido primeiro de adesão e providenciar o que for necessário para que desta feita não aconteça o mesmo.

O fato dele ter 5% do Capital Social da nova empresa que quer constituir não impede a adesão no Simples, a menos que a receita bruta global/anual de ambas ultrapasse a R$ 3.600.000,00

...

Márcio Padilha Mello
Moderador