x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.678

Como declarar bens e imóveis 2012 no IR?

Lidiane Mendes Pereira

Lidiane Mendes Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 08:54

Bom dia! Gostaria de saber como faço para declarar meu primeiro apartamento adquirido em 2011, sendo 10.000,00 de entrada + 10.541,13 de FGTS + financiamento da CEF de 89.458,87, sendo o valor total do apartamento do 110.000,00. O que devo informar na discriminação? Quais valores somar para colocar na situação de 2011 seria o total do apartamento ou o que foi pago no ano? Preciso informar o FGTS em Bens isentos e não tributados? E informar algum valor em dívinas e ônus sendo a primeira declaração? E por que o saldo do FGTS está no valor de 88.019,92 se tem abatimento de FGTS + valor pago de 4.816,13 ref. as prestações até o final do ano? Eu não informo a amortização, juros , ou seja nada que vem informado no demonstrativo da CEF? Aguardo resposta! Muita obrigada...

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 11:14

Bom dia Lidiane,

Voce deve informar na descriminação os dados do contrato, nome e cfp dos vendedores, data de aquisição e demais dados do imovel, quanto voce pagou com recursos proprios R$ 10.000,00 na entrada, o valor do FGTS utilizado, etc.
Em Rendimentos Isentos voce informa o valor do FGTS utilizado, no campo situação em 31/12/2011 voce informa os valores já descritos mais os que constam do extrato do FGTS como total pago pelo mutuario.
Nada informe em dividas e onus reais, visto que o imovel neste caso é dado como garantia para a CEF.

Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Kelli Moraes

Kelli Moraes

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 14:38

Boa tarde à todos. Tenho uma dúvida muito parecida com a da Lidiane, porém não ficou muito claro pra mim na resposta da Elisabete. O valor de FGTS utilizado para adquirir o apartamento é informado em bens e direitos (somando-se todos os outros valores pagos até 31/12/2011) e o mesmo valor de FGTS é informado em rendimentos isentos e não tributáveis? Agradeço desde já.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 14:57

Boa tarde Kelli,

Exatamente!

O valor dado como parte do pagamento do imóvel, ou seja o valor pago com a utilização de parte do FTGS, deve ser somado as parcelas já pagas e o total indicado o campo "Situação em 31/12/2011" da ficha de "Bens e Direitos" correspondente a este imóvel.

Na linha 15 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" informe o valor utilizado do FGTS para compra do imóvel.

Desta maneira estará justificada a evolução patrimonial de sua Declaração.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.