x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.616

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 19 anos Quinta-Feira | 14 abril 2005 | 11:16

Olá, bom dia.

Gostaria primeiro de parabenizá-los pela excelente iniciativa. Para nós, leigos, uma página como a de vocês ajuda muito.

Eu tenho uma empresa, com sede em São Paulo, para prestação de serviços na área de informática (pago 5% de ISS) e trabalho com lucro presumido.

Atualmente estou sem contador e estou me enrolando um pouco para o pagamento de impostos. Em abril agora, sei que tenho que pagar o IRPJ e o CSLL do trimestre, mas não sei como fazer o cálculo. Supondo que eu tenho um faturamento no trimestre de R$ 15000,00, como poderia fazer o cálcuo para o pagamento do imposto devido ?

Você acham que hoje o lucro real é uma melhor opção do que para lucro presumido ?

Obrigado pela atenção,
Paulo.

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 19 anos Segunda-Feira | 18 abril 2005 | 08:22

Bom dia Paulo

para o pagamento dos impostos trimestrais sobre o lucro presumido deve-se apurar o faturamento trimestral da empresa. No seu exemplo colocamos R$ 15.000,00
CSLL é 2,88% (base calculo 32% e aliquota 9%)
IRPJ é 4,8% (base de calculo de 32% e alíquota de 15%)
se algum cliente seu reteve Imposto de Renda na Fonte, a hora de descontar é agora, abata o valor retido do valor apurado no IRPJ

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 18 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2005 | 11:08

A possibilidade de trocar a forma de tributacao tem que necessariamente passar por um profissional na area de contabilidade, pois a analise a ser feita é simples, mas requer conhecimento tecnico em contabilidade e convivencia com sua empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.