x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 21.432

Erro no informe de rendimentos?

Joao F Oewel

Joao F Oewel

Iniciante DIVISÃO 3, Médico(a) Pediatra
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 17:53

Ola, novos amigos!
Sempre faço minha declaração de imposto de renda seguindo os informes de rendimentos fornecidos pelas empresas. Mas sempre confiro, dados por dados, somando os contra-cheques inclusive.
Nunca tive problemas.
Esse ano me deparei com uma situação estranha pra mim. O informe de rendimentos nao bate com a minha soma em nenhum dos campos (total de rendimentos, IRRF, INSS, etc...)

Revisando somas e contra-cheques consegui chegar a fonte de 2 dos problemas. IRRF e INSS diferem pq o Informe de Rendimentos fornecido pela empresa nao contabilizou os valores dos mesmos que foram incidentes no 13º salario. Isso é correto? INSS e IRRF do 13º não entra?

Ja o valor do total de rendimentos continua me tirando o sono. Sao R$1840,00 de diferença pra menos. Ja somei varias vezes. Estou somando o campo "Vencimentos" que é o total de todos os ganhos mensais, esta certo? Não estou somando o 13º ao total dos rendimentos.

Se puderem me ajudar... agradeço antecipadamente!

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 12:02

Bom dia dr. João,

Voce não recebeu esposta ainda porque postou em sala errada, vou tentar ajudar ok?

Os rendimentos de 13º salario são de tributação exclusivamente na fonte e como tal ser informados, portanto seu informe está correto.



O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 12:38

João,

Não esqueça que o Imposto de Renda da Pessoa Física segue o regime de caixa. Então, se você recebe no mês seguinte ao mês recebido você deverá somar os contracheques de dezembro do ano anterior ao ano base a novembro do ano base. Desta forma forma você terá os rendimentos de janeiro a dezembro do ano base.

Joao F Oewel

Joao F Oewel

Iniciante DIVISÃO 3, Médico(a) Pediatra
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 12:39

Ola, Elisabete.
Eu postei a mensagem na area de contabilidade e ela foi transferida pra ca. Acho que agora ela deva estar na area correta.

Obrigado pela resposta.

Sabe me informar sobre a parte do Total de Rendimentos? Ja somei diversas vezes e continua dando um valor diferente.

Ate mais!

Arnaud: obrigado pela resposta.

Entrei na Prefeitura em março. Portanto tenho de somar de Março a dezembro certo? Excluindo o 13º. Não bate a conta.

O pagamento funciona da seguinte forma. Por exemplo: Trabalho julho e recebo o salario correspondente no final de agosto.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:15

Boa tarde João,

Ocorrendo inexatidão nas informações, tais como salários que não foram pagos nem creditados no ano calendário ou rendimentos tributáveis e isentos computados em conjunto, o interessado deve solicitar à fonte pagadora outro comprovante preenchido corretamente.

Na impossibilidade de correção, por motivo de força maior, o contribuinte pode utilizar os comprovantes de pagamentos mensais, ficando sujeito à comprovação de suas alegações, a critério da autoridade lançadora.


Fonte: parte da Resposta 051 do Perguntão IRPF 2012.

...

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:27

Olá João,

Entrei na Prefeitura em março. Portanto tenho de somar de Março a dezembro certo? Excluindo o 13º. Não bate a conta.


Trabalho julho e recebo o salario correspondente no final de agosto.


Neste caso se quer conferir o informe, some os contra-cheques de Março a Novembro, excluindo o 13º salario.
O Mes de Dezembro voce recebeu em Janeiro/2012, portanto não some este ok?

Abraços.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Joao F Oewel

Joao F Oewel

Iniciante DIVISÃO 3, Médico(a) Pediatra
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:40

Neste caso se quer conferir o informe, some os contra-cheques de Março a Novembro, excluindo o 13º salario.


Mas o salario de novembro eu recebi em Dezembro, ele não entra?

A diferença de valores, é de 1840 para menos. Quer dizer a minha soma é maior que a do informe. Se eu retirar dezembro a soma deles vai ficar maior em aprox 16mil. Continua errado.

tem algum vencimento que nao entre, como insalubridade, auxilio alimentacao??

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:49

João,

Eu disse para voce somar os contra-cheques de Março a Novembro porque voce informou acima que recebe o salario de Julho em Agosto, portante o salário de Dezembro/2011 voce recebeu em Janeiro/2012.

Sim existem vários beneficios, como por exemplo Auxilio Alimentação que não inside IR portanto fica fora da DIRF.

Voce deve questionar o Departamento Pessoal do seu empregador para verificar estas diferenças.

Abraços.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Joao F Oewel

Joao F Oewel

Iniciante DIVISÃO 3, Médico(a) Pediatra
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 17:27

Então é esse o erro, Elisabete
Estava somando o auxilio alimentacao e o abono de natal. Agora a conta bateu,

Só mais uma coisa.. eheheh

Em um dos meus informes existe uma quantida relatada no campo:
Rendimentos recebidos acumuladamente Art.12-a da Lei N 7.713 de 1998
Total de Rendimentos (inclusive ferias e 13º) Exercicio Anterior

Onde entra isso? Pois nesse informe ja tem um Total de rendimentos do ano anterior separado.

Obrigado

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 18:16

João,

Rendimentos recebidos acumuladamente Art.12-a da Lei N 7.713 de 1998
Total de Rendimentos (inclusive ferias e 13º) Exercicio Anterior

Devem ser informados na ficha Rendimentos Tributaveis Recebidos Acumuladamente.
OBS: Abra a ficha e aperte a tecla F1, lá tem todas as informações que voce precisa para declarar corretamente.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.