x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.291

Retificação de IRPF

HERMES TORRES GALINDO NETO

Hermes Torres Galindo Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 12:33

Prezados,

Um cliente chegou até mim com a seguinte situação:

O rendimento dele no IRPF era de R$4.000,00, que estava indevidamente incorreto. Ao retificar a declaração:
1 - Irá gerar multa, lembrado que está dentro do prazo;
2 - Quanto ao imposto gerado, ele é cancelado.

Agradeço a ajuda!

Hermes Torres Galindo Neto
Contador
HTG Contabilidade

Fone: 81 3728-3032 / 9940-8038 / 9241-9805
https://www.htgcontabilidade.blogspot.com
[email protected]
Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 10:57

Bom dia,

Como faço para retificar uma declaração do ano passadao (2010/2011),é possível mudar a forma de tributação de simplificada para completa? Deixaram de informar os valores de um plano de saúde, e o imposto a restituir é bem maior do que foi recebido.
Faço em que programa 2011 ou 2012? E qual o prazo para receber essa diferença da restituição?
Tenho que preencher todos os campos da declaração retificadora ou só o que ficou sem informar?

Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 12:54

Boa tarde Sol,

041 — O contribuinte pode retificar sua declaração para troca da opção da forma de tributação?
A escolha da forma de tributação é uma opção do contribuinte, a qual se torna definitiva com a entrega da mesma.

Desse modo, não é permitida a retificação da declaração de rendimentos visando à troca de opção por outra forma de tributação, após 30 de abril de 2012.

(Instrução Normativa SRF nº 15, de 6 de fevereiro de 2001, art. 57; Instrução Normativa RFB nº1.246, de 3 de fevereiro de 2012, art. 7º, § 3º) ( Resposta 041 )

...

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 16:14

Obrigada Saulo.

Mas ainda continua uma dúvida, mesmo a escolha da forma de tributação da declaração sendo de forma definitiva, eu posso corrigir uma declaração de anos anteriores? Incluir o plano de saúde que ficou sem ser informado no ano de 2011? Se sim, qual programa vou usar para fazer a retificação 2011 ou 2012?

Obrigada

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 17:30

Boa tarde Sol,

Você não só pode como deve retificar Declarações já apresentadas com incorreções.

O modelo a ser usado deve ser o mesmo da original e a versão do programa também.

...

RENATO ALVES DE OLIVEIRA

Renato Alves de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 09:49

Bom pessoal!

Encontrei por acaso um problema na declaração de IRPF de um cliente no ano de 2009/2008. Foi declarado um recibo médico duplicado, o correto seria 4.000,00 de recibo e declararam 8.000,00 (somaram a segunda via do recibo!). Entrei no extrato da declaração e está processada e o imposto foi restituído certinho... Neste caso, baseado na experiência de cada colega, vocês acham que pode dar algum problema para meu cliente deixar como está ou devo providenciar a retificação desta declaração?

Desde já agradeço a todos.

Att,

Renato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 13:37

Boa tarde Renato

...vocês acham que pode dar algum problema para meu cliente deixar como está ou devo providenciar a retificação desta declaração?

Se a Declaração está comprovadamente errada, deve ser retificada (sim) independentemente do fato de já ter sido processada.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.