x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.402

REAVALIAÇÃO - Trubutação

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 7 agosto 2007 | 09:27

Bom Dia,

Estou em "regime de transição" de Contador, ou seja no inicio de 2008, estarei assumindo a contabilidade de uma Industria e já estou tomando ciencia dos numeros junto ao Contador atual.

Quero dar "uma melhorada" no Balanço, visto que o imobilizado esta completamente desfazado, inclusive tem marcas e patentes com valores irrisórios.

Qual a tributação que terei que oferecer a esta reavalição ?

Caso ela exista; Se tiver Prejuízos Acumulados, estes podem ser abatidos no calculo da tributação ?

Gostaria da ajuda dos amigos em toda referencia sobre este assunto.

Abraços!

Abraços!

JLF
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 7 agosto 2007 | 19:13

Boa noite José Luiz,

O tema "reavaliação dos ativos" é bastante extenso posto que contemple vários aspectos e não apenas ao de (usando suas palavras) "dar uma melhorada no Balanço".

Pelos motivos acima (repito) o ideal é que você leia atentamente a NPC Nº 24 (Normas e Procedimentos de Contabilidade) que trata especificamente do assunto.

A contrapartida da reavaliação de bens do Ativo será a conta Reservas de Reavaliação no Patrimônio Líquido.

Serão devidos o IRPJ e a CSLL incidentes sobre a realização das Reservas de Reavaliação quando ocorrerem, por isto é aconselhável que se constitua provisão (Exigível a Longo Prazo) em contrapartida da própria conta de Reservas de Reavaliação (redutora desta). Vale dizer que estará registrado o comprometimento e a obrigação do pagamento de tais impostos ainda que a exigibilidade seja a longo prazo.

O ideal é que você leia atentamente a NPC 24 e sopese as "vantagens" de se proceder a reavaliação dos ativos com a finalidade única de trazê-los a valor de mercado apenas para que o Balanço pareça "melhorado".

Se houver dificuldades para encontrá-la, entre em contato.

...

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2007 | 09:03

Bom Dia Amigo Saulo,

A melhorada, é com intuito de realmente trazer a REALIDADE os ativos da empresa e não em "maquiar" o Balanço.

Afinal de contas a empresa é tributada pelo LUCRO REAL, então nada mais correto do que seus ativos tenham o seu devido valor, a titulo de exemplo, o que representaria o Balanço da AMBEV se em seu Ativo-Marcas e Patentes, estivesse registrada a marca BRAHMA apenas pelo seu custo de registro!

Conheço plenamente a Norma Contábil e sou um grande defençor de que o nosso trabalho seja devidamente efetuado seguindo as mesmas.

Minha duvida é justamente saber os tributos que tal reavaliação esta sujeita, ao realizar a baixar da conta de Reserva de Reavaliação(PL).

Gostaria que algum amigo, que já tivesse efetuado este trabalho, me indique o caminho e como disse, hoje o responsável é outro colega, tenho que estar bem "suportado" para passar a ele que efetue neste exercício o tramite.

Abraços!

Abraços!

JLF
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2007 | 07:41

Bom dia José Luiz,

Creio que não soube fazer-me entender. Não quis em hipótese alguma dizer que está tentando maquiar o Balanço. Repeti o termo usado por você "dar uma melhorada" apenas para deixar claro que se a intenção é esta (e não outra) não vale a pena proceder à reavaliação dos ativos.

Isto porque além de onerosa deverá ser periódica (se não houver a intenção da venda) posto que em futuro próximo os valores estarão novamente defasados. Considere ainda o comprometimento do pagamento do IRPJ e da CSLL por ocasião da realização.

Não mencionei ou duvidei de seu conhecimento sobre as Normas Contábeis, muito menos que deixe de realizar seus trabalhos sob a égide destas. Eu recomendei que lesse a NPC Nº 24 por ser justamente a Norma que trata da Reavaliação dos Ativos.

Ainda assim, devo-lhe desculpas por não ter conseguido fazer-me entender.

...

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2007 | 09:59

Bom Dia Saulo,

Não ha o que se desculpar, eu também não me coloquei corretamente.

Justamente quero saber o quão onerosa é a reavaliação, para propro um planejamento, visto que, pelo que eu saiba, não ha necessidade de realizar ela integralmente numa unica vez.

O exemplo que citei da marca ocorre nesta industria, inclusive sendo objeto de preocupação dos Diretores.

Caso tenha a matéria completa destes encargos por favor me indique o link, estamos estudando talvez a possibilidade de reavaliar e quem sabe INCORPORAR uma empresa com Prejuizo e que no final o encargo não seja tão oneroso.

Claro se for possivel e permitido a compensação entre os fatos.

Abraços!

Abraços!

JLF

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.