x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 9.542

CSTs PIS/COFINS para produtos com mesmo NCM

Mateus Viccari

Mateus Viccari

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 11:45

Olá, sou programador e tenho um sistema de importação de notas fiscais eletronicas, tenho uma tabela de ncm no meu sistema e gostaria de saber se posso, em cada item que eu importar, usar o mesmo cst do pis e cofins pra produtos que tenham um ncm X.
Ou seja, se é possível usar sempre o mesmo CST de PIS e COFINS pra produtos com o mesmo ncm.

Thiago Abreu

Thiago Abreu

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Domingo | 11 março 2012 | 11:40

Olá Mateus, bom dia.
O CST do PIS/COFINS está vinculado a "operação" e não ao produto.
Desta forma, não há como criar uma relação NCM x CST PIS/COFINS.

wesley luan

Wesley Luan

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:55

Então a CST PIS/COFINS de um mesmo produto pode variar de acordo com a operação?
Você poderia me dar um exemplo de algumas dessas operações?
Agradeço desde já!

Raphael Rodrigues

Raphael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:55

Sim Wesley Luan, pode variar de acordo com a operação.

Trabalho em uma empresa do Lucro Real e faço o Rateio de créditos comuns com base na Receita Bruta auferida no período (para identificar qual receita é vinculada ao mercado interno, Não tributadas e exportação).

Posso ter o mesmo produto vinculado a produção e também a área administrativa. Neste caso:

* Se o produto for vinculado a produção de mercadorias para venda no mercado interno, eu uso o CST de entrada 50 (Operação com Direito a Crédito - Operação de Aquisição Vinculada Exclusivamente a Receita Tributada Exclusivamente no Mercado Interno);

* Se for somente para vemda no mercado externo usarei o CST 52 (Operação com Direito a Crédito - Operação de Aquisição Vinculada Exclusivamente a Receita de Exportação);