x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.164

Aplicação da Alíquota do Simples

Josiane Morais

Josiane Morais

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 março 2012 | 13:56

Tenho uma dúvida sobre que mês aplicar a alíquota do Simples. Por exemplo, hoje 12/03 eu fechei o Simples da uma empresa X Industria Quimica, com a alíquota 7,34 na venda, sendo que é 2,33 de aproveitamento de crédito que tem que ser destacado nos dados adicionais da nota fiscal. Que mês eu uso essa alíquota? Em abril ou Maio?

Josiane Morais
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 11:45

Josiane,

Favor ser mais clara,

Sua dúvida é quanto ao aproveitamento do crédito?

"100% focado onde houver 1% de chance"
Josiane Morais

Josiane Morais

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 12:52

Eu estou em Março, e calculando o Simples de Fevereiro de uma indústria, certo? Ela se encontrava em Janeiro na alíquota total de 4,50% permitindo o aproveitamento de crédito de ICMS de 1,25%. Aí muda a alíquota do Simples de Fevereiro para 5,97%, e do aproveitamento para 1,86%, mas eu fechei em Março, é apartir de Abril que vou alterar essa alíquota no destaque dos dados adicionais da nota fiscal ???

Josiane Morais
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 13:31

Josiane,

Como o Simples determina a aplicação da alíquota referente os últimos doze meses, excluindo o mês de apuração, segue:

Para determinar a alíquota de abril por exemplo, você somará
o faturamento dos últimos 12 meses, ou seja, março de 2012 a abril de 2011.

O resultado, verificar tabela e aplicar a alíquota para crédito no mês de Abril.

Espero ter ajudado.
Abraços

"100% focado onde houver 1% de chance"
adriana lima de oliveira

Adriana Lima de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 13:38

Paulo


Aproveitando,nao estou encontrando a tabela referente ao ano 2012, as que encontro não estam separando o que é substituição e ICMS, você sabe me dizer se teve alguma mudança referente a esse assunto?

Adriana Lima
Nogueira Jallas Assessoria Empresarial
Josiane Morais

Josiane Morais

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 14:09

Continuo na dúvida, por exemplo, nas notas fiscais emitidas no mês de Julho de 2012, qual o mes da tabela que vamos usar?

Tendo em vista que temos até o dia 20/07 para encerrarmos o Simples de Junho,portanto até essa data ainda não temos a alíquota de referente ao mês de Junho, certo?

Josiane Morais
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 14:14

Josiane Munhoz,

Para determinar a alíquota voce levará em consideração a receita bruta dos últimos 12 meses, ou seja, do mes de Junho de 2012 a Agosto de 2011.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 14:44

Josiane

Sua colocação é muito confusa. É complicado entender o que está querendo.

A tabela do simples não é por mês e sim por faixa de valores.

Você deve somar os doze últimos meses para determinar onde (em que faixa) estará na Tabela.

A alíquota de junho será determinada pelo somatório de seu faturamento de junho de 2011 a Maio de 2012.

O site do Simples nacional faz isso para você automaticamente, no cálculo do DAS.

Para o destaque da alíquota a ser aproveitada de ICMS pelo seu cliente, basta olhar na tabela qual o valor de ICMS que está destacado na faixa onde atualmente você se encontra, ou seja, sua última apuração.

Espero ter ajudado, mas suas perguntas estão um pouco confusas na explicação do que realmente você está querendo.

Abraços

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.