x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 24

acessos 5.145

RAFAEL  RACOAB

Rafael Racoab

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 16:39

Minha esposa deu a luz em 2011.Posso deduzir o gasto com o parto como sendo despesa com meu filho recém nascido que é meu dependente? pois minha esposa não é.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 17:20

Ola Rafael, pode sim, as despesas com medico de dependentes são dedutiveis. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
RAFAEL  RACOAB

Rafael Racoab

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 09:27

Acabei de receber meu Atestado de Rendimentos e na parte didicada a Rendimentos Tributáveis, deduções e imposto retido na fonte constou o seguinte lançamento:

Total de Rendimentos - RRA ........................ R$ 660,90
Quantidade de meses - RRA ....................... 2


O que isto significa e de que forma devo informar em minha declaração de ajuste anual ???

ajuste anuam ou retido na fonte?

Desde jáj agradeço a colaboração de todos.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 10:06

Ola Rafael, RRA significa Rendimentos Recebidos Acumuladamente, na sua declaração tem um campo proprio para isso, é so voce informar este valor. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
KELLY LIOI SURUAGY

Kelly Lioi Suruagy

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 12:57

Boa Tarde,

Estou fazendo a declaração para uma cliente aposentada. Imprimi no site da previdencia o Informe de rendimento.

Em Rendimentos tributáveis no campo 01 tem o valor de R$ 34.561,86 porém no campo 05 em Imposto Retido na Fonte esta zerado.

Em Informações Complementares vem o seguinte texto:

REND TRIB 34.561,86
- IR NAO REC 8.349,74
Acao Civil Publ N.xxxxxxxx - 19.vara Federal - SP 09/04/1999

Estou na dúvida quanto ao IR.. eu devo considera-lo como retido na Fonte??

Kelly Lioi
Contadora

[email protected]
valdiceia menezes

Valdiceia Menezes

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 19:01

Boa Tarde!

Quando o esposo esta declarado como dependente na declaração da esposa e essa compra um carro digamos deum valor baixo ex: 18.000,00 no nome do esposo, sendo que o mesmo não possui renda, esse bem deve ser declarado de que forma?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 13:03

Boa tarde Valdiceia,

Declare-o na ficha "Bens e Direitos" e acescente a discriminação do bem que ele pertence ao dependente tal...

Na declaração do titular também deve constar os rendimentos, os bens, os direitos, as dividas e ônus reais dos dependentes.

...

RAFAEL  RACOAB

Rafael Racoab

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:53

jose cisso !

Na hora de escolher a forma de declarar os RRA(ajuste anual ou exclusivo na fonte) é opcional ou existe alguma regra para escolher um ou outro?

Desde já muito grato pelos esclarecimentos.

valdiceia menezes

Valdiceia Menezes

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 17:39

Uma dúvida: um imovel adquirido em 1998 somente atraves de um contrato de compra e venda, e nunca foi declarado, somente agora em 2011 foi feito a escritura dele no nome da pessoa que comprou, como devo declar esse imovel? e o valor?(da compra da época? do IPTU? da ecritura?)

Douglas Rodrigo Bonotto

Douglas Rodrigo Bonotto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 17:32

Boa tarde

Na minha declaração, informo minha esposa como minha dependente, mas ela não teve rendimentos em 2011.
Posso informar meu sogro e sogra como meus dependentes?
Se sim, como faço essa informação.

RAFAEL  RACOAB

Rafael Racoab

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 15:30

Douglas Rodrigo Bonotto
verifique se sue sogro ou sua sogra se enquadra como:
51 - A pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador.Aba dependente ,tipo de dependente.

definições:
Tutor é aquela pessoa encarregada legalmente ou judicialmente de administrar os bens ou a conduta relativamente incapaz , ou seja, uma pessoa menor de idade.
Curador é aquela pessoa encarregada legalmente ou judicialmente para zelar, cuidar dos interesses de outrem, que não pode exercitá-los pessoalmente em razão de seu estado de absolutamente incapaz, exemplo os surdos-mudos, os ausentes que não podem expressar sua vontade,os pródigos.
A Curatela pressupõe a interdição do incapaz, requerida pelos pais, cônjuge ou parente próximo do curatelado.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 16:04

Valdiceia,
O correto é retificar as 5 ultimas declarações anteriores e informar a compra do imovel pelo valor pago na aquisição.

Espero que ajude!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 16:07

Douglas,
Sogro e sogra somente podem ser declarados como dependentes quando o conjuge possui algum tipo de rendimento.
Espero que ajude.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 17:27

Boa Tarde!
estou fazendo a declaração do imposto de renda do meu noivo e a partir de outubro de 2011 o plano de saúde foi custeado integralmente pelo empregador. Como devo colocar essas informações??

Exemplo: O custo total no ano foi de R$ 2.400,00 e o empregador custeou R$ 300,00...

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 17:37

Pessoal,


Quando um contribuinte apresenta declaração e sua esposa também.. Eu lanço os bens comuns em uma unica declaração e informo na outra pelo codigo 99não é??? Mas os bens comuns inclui conta bancaria???


Outra duvida que sempre tive.. mesmo optando pelo modelo simplificado tenho que lançar pagamento de medico, advogado, dentista, plano de saude? mesmo que nao ira deduzir?

Luiz Gustavo Rocha de Araujo

Luiz Gustavo Rocha de Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 21:38

Olá pessoal, tenho uma dúvida.

Como lançar venda de um precatório ao terceiro no ir?
Foi vendido com prejuízo de R$ 20.000,00.

Detalhe: o contribuinte nao havia reconhecido como direito, o precatório, em anos anteriores.

Obrigado,
Luiz Gustavo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 21 abril 2012 | 12:43

Boa tarde Roberto,

A pergunta em questão é genérica, ou seja, refere-se a qualquer tipo de imóvel e não apenas a imóveis residenciais.

Nestes termos considere casas, terremos, galpões, apartamentos, fazendas, etc...

...

KELLY LIOI SURUAGY

Kelly Lioi Suruagy

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 21 abril 2012 | 12:55

Boa Tarde..

Apenas para esclarecimentos, referente minha postagem de Postada Terça-Feira, 20 de março de 2012 às 12:57:39

[code]Boa Tarde,

Estou fazendo a declaração para uma cliente aposentada. Imprimi no site da previdencia o Informe de rendimento.

Em Rendimentos tributáveis no campo 01 tem o valor de R$ 34.561,86 porém no campo 05 em Imposto Retido na Fonte esta zerado.

Em Informações Complementares vem o seguinte texto:

REND TRIB 34.561,86
- IR NAO REC 8.349,74
Acao Civil Publ N.xxxxxxxx - 19.vara Federal - SP 09/04/1999

Estou na dúvida quanto ao IR.. eu devo considera-lo como retido na Fonte??[code]


Após consulta junto ao Fiscal da Receita Federal, não deve ser considerado o IR informado uma vez que o mesmo não foi retido. Por sua vez, o lançamento sera feito na Fiha de Recebimentos Recebidos Acumuladamente, sendo informado Tributação Exclusiva, e informando a quantidade de meses que correu o processo.

Att,
Kelly

Kelly Lioi
Contadora

[email protected]
Daiane Lacerda

Daiane Lacerda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 16:54

Me ajudem por favor...uma pessoa vendeu a herança (depois do falecimento do pai as terras passaram pra mae, que colocou como uso-fruto dela e fez a renuncia para o filho vender só a parte dele) Detalhe: a mae nunca fez declaração de nada. Metade dessa terra vendida foi recebida em 2011 (na escritura consta a venda efetiva total de 18.318,25) mas houve movimentação no banco na conta do filho de 85.000,00, sendo 20.000,00 gastos com despesas de faculdade atrasada e outros superfluos...e 65.000,00 foi aplicado em CDB. Existe jeito de declarar esse montante de 85.000,00 sem pagar imposto por ele?

EDIVAL PORTO MASCARENHAS

Edival Porto Mascarenhas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 14:39

Queridos (as)
Boa tarde,

Tenho um cliente onde o mesmo não é obrigado a enviar a declaração de imposto de renda - pediu para que fosse enviada para fins de obtenção de financiamento - após o envio hoje 01/06 o sistema não gerou a multa de R$ 165,74 - será erro do sistema ou ele nao é obrigado a pagar essa multa pelo simples fato da não obrigatoriedade da apresentação e envio da mesma?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 16:47

Boa tarde Edival,

Se este contrbuinte não estava obrigado a apresentação da DIRPF, a apresentação fora do prazo não enseja a multas.

024 - O contribuinte não obrigado à entrega da Declaração de Ajuste Anual está sujeito à multa por atraso na entrega da declaração?
Não há a cobrança de multa por atraso na entrega da declaração para quem está desobrigado de entregar a Declaração de Ajuste Anual.


Fonte: Resposta a Pergunta 024

...

Diego lima dos reis

Diego Lima dos Reis

Iniciante DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 18:03

É o seguinte, estou tentando enviar a retificação do IRPF, porem quando vou transmitir a declaração, aparece uma mensagem de erro, e11 declaração não foi entregue pois foi gravada com versão desatualizada.. e ai vai, ja atualizai e não deu certo, help????

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.