FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Angelina Maria da Maia Juracy
Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 20:39
Olá,
Eu sempre fiz a declaração de um amigo, mas desta vez estou em dúvida quanto à declaração da casa onde ele mora.
Essa casa nunca foi declarada pois o mesmo alegava que ela não estava em seu nome, agora ele passou para seu nome apenas o terreno. Eu posso declarar só o terreno com o mesmo endereço que ele utiliza como residencial nas declarações há anos? Ele deve ter algum recibo antigo ou contrato de compra e venda do imóvel, será que terei que fazer retificação dos últimos cinco anos?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Angelina
Jose Cisso
Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 08:18
Ola Angelina, se o terreno está em nome dele, e construiu uma casa, a casa é dele, então voce continua declarando a casa como sempre declarou. abçs
Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Angelina Maria da Maia Juracy
Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 21:42
Olá José,
Agradeço muito sua atenção, mas acho que não me expressei bem. Apesar dele utilizar o endereço na declaracão de IR (é seu endereço residencial), ele nunca declarou a casa e nem o terreno. Estou confusa porque agora o terreno está em seu nome, mas na escritura não consta nada sobre a casa, ele falou que vai averbar a casa no ano que vem. Se eu declarar só o terreno agora, quando a casa for averbada não vou poder alterar o valor. A casa já é antiga, ele comprou pronta, não existe nenhum recibo para considerar benfeitoria. Por isso estou achando que vou precisar fazer retificações, se ele encontrar o recibo de compra da casa. O valor do terreno que consta na escritura é R$ 22 mil e o valor venal da casa+terreno está em torno de R$ 250 mil. Será que estou certa quanto às retificações? Ou existe outra maneira de solucionar esse problema?