x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 593

Imposto de renda 2012

Angelina Maria da Maia Juracy

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 20:39

Olá,
Eu sempre fiz a declaração de um amigo, mas desta vez estou em dúvida quanto à declaração da casa onde ele mora.
Essa casa nunca foi declarada pois o mesmo alegava que ela não estava em seu nome, agora ele passou para seu nome apenas o terreno. Eu posso declarar só o terreno com o mesmo endereço que ele utiliza como residencial nas declarações há anos? Ele deve ter algum recibo antigo ou contrato de compra e venda do imóvel, será que terei que fazer retificação dos últimos cinco anos?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Angelina

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 08:18

Ola Angelina, se o terreno está em nome dele, e construiu uma casa, a casa é dele, então voce continua declarando a casa como sempre declarou. abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 21:42

Olá José,
Agradeço muito sua atenção, mas acho que não me expressei bem. Apesar dele utilizar o endereço na declaracão de IR (é seu endereço residencial), ele nunca declarou a casa e nem o terreno. Estou confusa porque agora o terreno está em seu nome, mas na escritura não consta nada sobre a casa, ele falou que vai averbar a casa no ano que vem. Se eu declarar só o terreno agora, quando a casa for averbada não vou poder alterar o valor. A casa já é antiga, ele comprou pronta, não existe nenhum recibo para considerar benfeitoria. Por isso estou achando que vou precisar fazer retificações, se ele encontrar o recibo de compra da casa. O valor do terreno que consta na escritura é R$ 22 mil e o valor venal da casa+terreno está em torno de R$ 250 mil. Será que estou certa quanto às retificações? Ou existe outra maneira de solucionar esse problema?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.