x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 5.973

Transferencia Lucro Real para Lucro Presumido

Carmem Vaz

Carmem Vaz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 10:24

Bom Dia a todos,

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar. Tenho a seguinte situação uma empresa que esta no Lucro real com credito de pis e cofns em 12/11 e que possue um grande saldo de estoque. Como deve proceder se no ano seguinte passa a ser tributada pelo lucro presumido? Minha dúvida é com relação ao saldo credor existente ele morre ou fica registrado até que um dia ele volte para o lucro real? E com relação ao estoque que quando entrou eu me creditei dos impostos pelo lucro real e este ano vou tributar pelo lucro presumido como fica?
Agradeço de antemão toda ajuda.
Carmem

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 10:37

A mudança no regime de apuração acarreta a perda do direito de utilização dos créditos relativos ao regime de não-cumulatividade das Contribuições Sociais para o PIS-Pasep e da Cofins eventualmente ainda não utilizados até a data de alteração do regime de apuração do imposto de renda.

(Art. 41, § 2º, da Instrução Normativa SRF nº 594/2005).

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:01

Sugiro que dê uma olhada no RICMS de SP, mas acredito que pode continuar a se creditar normalmente.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.