x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 850

Apresentação de Declarações

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 23:56

Boa Noite pessoal!!!

Uma empresa inativa é obrigado a apresentar DACON e DCTF mensal?

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 09:04

Muito obrigado Saulo!!!

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 09:07

Ah deixa eu aproveitar o momento e te fazer um outro quesionamento. Se eu abro uma empresa e não fiz ainda a opção do SIMPLES Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, como que ficaria a empresa em relação as declarações?

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 09:59

Bom dia Humberto

Uma vez constituida, se a empresa não optou pelo Simples Nacional no prazo estipulado pelo Comite Gestor, automaticamente deverá ser tributada pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real.

A opção por um destes dois (últimos) sistemas tributários se dá pela aposição do código da receita no DARF do pagamento do IRPJ correspondente ao sistema.

Vale dizer que se você pagar o IRPJ com o código do Lucro Presumido estará optando por esta tributação, se o código aposto for o usado para IRPJ do Lucro Real o sistema adotado será este.

Nota
Qualquer sistema tributário adotado seré irretratável por todo o ano em curso.

...

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 10:29

Perfeito Saulo!!!


mas digamos que aconteça aseguinte situação:

Eu abri uma empresa em 08/2011 ela naum fez movmentação e opção nenhuma, ou seja intaiva, eu declaro ela inativa ate 12/2011. Porem essa empresa começa a movimentar no mes 03/2012 ela é obrigada a declarar a DACON e DCTC apartir de 01/2012 ou de 03/2012?

Att
Humberto

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 11:29

Bom dia Humberto,

Eu abri uma empresa em 08/2011 ela naum fez movmentação e opção nenhuma, ou seja intaiva, eu declaro ela inativa ate 12/2011.

Se foi constituida em Agosto de 2011 esta empresa não estava inativa pois a própria subscrição e integralização das quotas do Capital Social configura atividade finananceira e patrimonial.

Conceito de Inatividade - Receita Federal
Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Nestes termos esta empresa está obrigada a apresentação da DCTF do mês de Dezembro, do DACON dos meses de Agosto a Dezembro e da DIPJ referente ao periodo Ago/Dez, todas referentes ao ano de 2011.

Em 2012 tendo auferido receitas a partir de Março, está sujeita a apresentação do DACON do mes de Março em diante, da DCTF dos meses em que tiver débitos a declarar e a do mês de Dezembro mesmo que não os tenha.

Nota
Como não auferiu receitas em 2011 pode apresentar tais declarações como se tributada pelo Lucro Presumido fosse.


...

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 11:38

Obrigado Saulo!!! Exelente explicação!!

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.