x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 5.268

Declaração IR2012 Veiculo alienado e financiado

gisele

Gisele

Iniciante DIVISÃO 3, Faturista
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 12:02




Boa Tarde,

Preciso de uma ajuda
.
Tenho um veiculo que foi adquirido em outubro/2011,sem entrada e o mesmo foi financiado (Alienado) pelo banco ficsa.O total de parcelas feita foi de 48 meses, sendo o valor de cada parcela: R$ 447,21.

A minha dúvida é a seguinte:
1 - Eu declaro o veiculo como bens e direitos e no campo ônus reais e dividas. Como fazer este lançamento, declaração??

2 - No campo descrição, como descrimino?( 1 veiculo, a sua marca,modelo,placa,cor
3- Preciso colocar o nome de quem vendeu o veiculo, CPF, valor pago pelo veiculo, data da compra, quantidade de parcelas feitas, valor de cada parcela, banco que está alienado o veiculo, CNPJ, valor total do financiamento feito)?????


Fico no aguardo de um retorno!

Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 12:49

Gisele,

A forma mais fácil de declarar é colocar a compra só na declaração de bens, você deixa zero na coluna de 2010 e coloca apenas os valores pagos em 2011 na coluna deste ano.... no ano que vem você soma os pagamentos de 2012 e adiciona ao valor..
Na descrição coloque placa, tipo do veiculo, data da compra, nome e cpf ou cnpj do vendedor e a a informação do financiamento em xx parcelas

Ou se preferir você pode tambem colocar o valor total do veiculo na coluna 2012.
e inserir em Dividas e ônus o valor do financiamento que será pago em 2012 em diante...

As duas formas estão corretas

gisele

Gisele

Iniciante DIVISÃO 3, Faturista
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 13:36

Certo!
Obrigada pela ajuda Nivaldo, me ajudou bastante, pois estava na duvida de qual seria a forma correta do preenchimento, pois não quero cair na malha fina, rs...

Então se eu descriminar da 1 forma (só em bens e direitos) como vc mesmo colocou, não vai estar errado? Acho até melhor colocar desta forma, pois ai não tem perigo de esquecer de alterar os valores nos dois campos (bens e direitos) e (dividas e onus).

Obrigada!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 15:15

Boa tarde Gisele,

Se o veiculo em questão foi alienado a financeira via clausula contratual de alienação fiduciária, deve ser informado apenas os valores pagos até 31/12/2011 e nada deve ser informada na ficha "Dívidas e Ônus Reais", pois esta não existe.

Não inclua as dívidas e ônus reais de:

- valor igual ou inferior a R$ 5.000,00 em 31 de dezembro de 2011.

- financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou sujeitos às mesmas condições, ou seja, aqueles nos quais o bem é dado como garantia do pagamento - ex: alienação fiduciária, hipoteca, penhor;


Fonte: Menu Ajuda do Programa IRPF 2012

Neste caso, apenas esta maneira de declarar está correta.

...

Leonardo de Castro Beto

Leonardo de Castro Beto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 15:30

No meu caso, como foi a primeira vez q declarei, no campo bens e direitos inclui o meu veículo (financiado) informando R$0 para o ano de 2010 e para 2011 o valor que paguei até 31/12 incluindo a entrada. No campo dividas e onus reais, informei a dívida que tenho com esse financiamento, ou seja, o restante que estou devendo tendo como base a divida em 31/12. Não está correto?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 17:44

Boa tarde Leonardo,

Se o contrato de financiamento do veículo possui clausula alienatória, a divida não existe, pois está garantida. Daí a expressão "o carro não é meu, é do Banco". Neste caso informe apenas o valor já pago do veiculo até 31/12/2011.

Se não existe a alienação você deve declarar o valor total do veiculo em "Bens e Direitos" em contrapartida do reconhecimento da dívida em "Dividas e Ônus Reais". Desta forma a variação patrimonial de sua DIRPF estará equilibrada e correta.

Informar apenas o valor pago em "Bens e Direitos" e o total da dívida em "Dividas e Ônus Reais" (existindo a alienação) provoca uma séria distorção na variação patrimonial decorrente do aumento ocasionado pela dívida.

Neste caso o ideal é que retifique a DIRPF já entregue com vistas a corrigir o erro que pode causar-lhe transtornos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.