x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.602

Leiliane Ap.Augusto de Souza

Leiliane Ap.augusto de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 15:56

Ola...gostaria de saber se alguem pode ajudar...

Faço a contabilidade de uma empresa q é prestadora de serviços na area de manutenção, com tributação no lucro real com fechamento trimestral.
As notas fiscais de serviço dela tem retenção de pis, cofins, cont.social,irrf. Com isto qdo é calculado os impostos devidos, fazemos a utilização destes creditos.
O pis e cofins a retenção não passa do mes pro outro...com isso utilizamos o credito dentro do mes. É preciso entregar perdcomp destes creditos que utilizamos?
Outra pergunta...tem trimestre q a Cont.Social e o IRRF não é utilizado...pois se a empresa der prejuizo... a contrib.social e o irrf virão saldo negativo da cont.social e do ir, em declaração de imposto de renda já vem este saldo...Gostaria de saber se mesmo compensando dentro do ano, ir com ir e cont.social com contrib.social
é obrigatorio a apresentação da Perdcomp?

Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 18:52

Para compensar os impostos de fonte IR e CSL, dentro do período de apuração, não é preciso fazer o Per/Dcomp, ou seja, IR retido no trimestre e compensado neste trimentre não precisa de Per/Dcomp, agora se ele for ser compensado em trimestres posteriores ( outro periodo de apuração) aí você precisa fazer o per/Dcomp somente do valor que passou para o seguinte.

Quanto as retenções de Pis e Cofins não precisa fazer per/dcomp pois você controla via Dacon, mesmo que vc utilize em meses seguintes.

Leiliane Ap.Augusto de Souza

Leiliane Ap.augusto de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:11

Então...mas vms supor, que no 1ºTrim/2010 a empresa deu prejuizo, com isto as retenções q houve de contrib.social e irpj não foi utilizado.
Tenho q fazer um perdcomp neste trimestre ou somente qdo eu compensar o imposto...pois no 2ºTrim/2010 houve imposto a pagar e tbm + as retenções do mesmo...Pergunta: é neste momente eu tenho q fazer a perdcomp? ou tenho q fazer a per/dcomp no 1ºtrim?
Fui tentar fazer um per/dcomp no 1º trim, não consegui pois aparece uma mensagem..." que tem q haver um debito"...só q no 1ºtrim não houve debito...pois a empresa deu prejuizo...
Pergunta qual o momento certo de fazer a Per/dcomp?

Leiliane Ap.Augusto de Souza

Leiliane Ap.augusto de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:10

então tentando solucionar o problema da entrega...Estou tentando entregar uma perdcomp de saldo negativo CSLL e IRPJ. ..vms supor, que no 1ºTrim/2010 a empresa deu prejuizo, com isto as retenções q houve de contrib.social e irpj não foi utilizado.
Tenho q fazer uma perdcomp neste trimestre ou somente qdo eu compensar o imposto...pois no 2ºTrim/2010 houve imposto a pagar e tbm + as retenções do mesmos no trimestre...Pergunta: é neste momente eu tenho q fazer a perdcomp? ou tenho q fazer a per/dcomp no 1ºtrim?
Fui tentar fazer um per/dcomp no 1º trim, não consegui pois aparece uma mensagem..." que tem q haver um debito"...só q no 1ºtrim não houve debito...pois a empresa deu prejuizo...
Pergunta qual o momento certo de fazer a Per/dcomp?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.