x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 931

Compra, venda e administração de imoveis

Ricardo de Miranda

Ricardo de Miranda

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administrativo Financeiro
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 11:54

Tenho um cliente que possui uma empresa com o objetivo de compra, venda e administrção de imoveis. Pergunto: Na venda de imoveis adquiridos os gastos com benfeitorias, manutenção, pintura, consertos e outros, se agrega ao custo de aquisição? Quais os impostos incidentes e em que base?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 00:10

1. A opção de tributação pra essa empresa será Lucro Presumido ou Real.
2. No caso de compra e venda de imóveis os encargos tributários serão os mesmos de venda de produtos.
3. Se for Lucro Presumido terá um total de 5,93% sobre a Receita Bruta. Não tem pagamento de ISS.
4. As benfeitorias, manutenções e pinturas podem ter seu valor agregado ao preço de custo e portanto serão elencados na conta CUSTOS.
5. Todos esses custos que são incorporados aos imóveis deverão ter as respectivas Notas Fiscais para serem considerados e se necessário a aprovação dos órgãos competentes para sua execução.

APARECIDA MOTA
jamile frança

Jamile França

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 15:36

Aparecida Mota, boa tarde!
Lendo sua mensagem acima, acabei tendo mais duvidas, seria possível esclarecer as duvidas abaixo?

Quero abrir um PJ com finalidade de compra e venda de imoveis. Geralmente faço a compra, tenho que fazer reforma, tenho os custos de registro do imóvel e despesas com publicação de anúncios de venda.

Levando em consideração um suposto preço de compra de 100.000,00, com reforma de 20.000,00 e despesas de registro de 10.000,00, totalizando 130.000,00.
O valor da venda deste imóvel seria de 200.000,00. Sendo eu e meu sócio os únicos membros da empresa, não teremos funcionários, qual o melhor regime de apuração?
Lucro presumido, tendo uma alíquota final de .... sobre a receita bruta?
ou
Simples Nacional, com alíquota de ... sobre o resultado depois de descontados os custos e despesas?
Seria este o raciocínio?

Por favor, preciso esclarecer estas duvidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.