x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 701

acessos 243.045

Defis nova obrigação

Junior Garcia

Junior Garcia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 08:13

Que sacanagem... o sistema está funcionando perfeitamente hoje, inclusive está gerando multas. Será que nossos representantes vão abaixar a cabeça e ficar quietos? Espero que não!

Junior Garcia
Contador
Alvorada do Sul - PR
Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 08:20

Pessoal, bom dia!

Sugiro o não pagamento das multas, segue resposta da ouvidoria ainda na sexta-feira:

Resposta à Mensagem 57....

Sr(a) Leandro

Em atenção à sua manifestação, esta Ouvidoria, seguindo orientação do Comitê Gestor do Simples Nacional, informa-lhe que não há multa pela entrega em atraso da Defis. Contudo, a entrega da DEFIS é condição para que o contribuinte consiga preencher o PGDAS-D da competência 03/2013, cujo prazo vence em 22/04/2013.
Esta unidade agradece por sua mensagem, assim como deixa ao seu dispor, os serviços deste canal de atendimento ao cidadão, sempre que julgar necessário, para encaminhar sugestões, reclamações, denúncias ou elogios relativos aos serviços prestados pelo Ministério da Fazenda ou pela Secretaria da Receita Federal.
Atenciosamente,

Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

Este é um E-mail automático. Por favor, não responda.
Para entrar em contato, utilize o serviço:
Registre aqui sua Mensagem ou Consulte aqui sua Mensagem, localizado no Portal da Ouvidoria do Ministério da Fazenda.

Grato
Leandro
HERMES TORRES GALINDO NETO

Hermes Torres Galindo Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 08:42

Antes mesmo Alex, a partir das 13h do dia 30/03 o sistema ja apresentava erros diversos. Gente vamos reclamar, enviem o máximo de reclamações que puderem CRC, Receita, Ouvidorias, tudo. Se temos a informação que o prazo de entrega é 31/03, não há justificativa para o sistema ficar inoperante.

Hermes Torres Galindo Neto
Contador
HTG Contabilidade

Fone: 81 3728-3032 / 9940-8038 / 9241-9805
https://www.htgcontabilidade.blogspot.com
[email protected]
Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 08:43

Ah sim, mas isto já estava previsto desde a entrada em vigor da DEFIS em que a transmissão da apuração do DAS passou a ser uma confissão. Como já havia falado é um absurdo a RFB falar que está simplificando, uma vez que excluiu a DASN que era entregue anualmente p/ inserir a apuração com APLICAÇÃO DE MULTA MENSAL por transmissão em atraso da PGDAS-D. É lamentável!!!

Grato
Leandro
Simone Marinho

Simone Marinho

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 08:44

Simples Nacional: Multas por atraso na apresentação das informações mensais do PGDAS
Terá início, em 1º/4/2013, a incidência de multas pela não apresentação (ou apresentação em atraso) das informações mensais do PGDAS-D relativas aos meses de janeiro a dezembro de 2012.

Os créditos tributários abrangidos pelo Simples Nacional, a partir do ano-calendário 2012, passam a ser declarados, mensalmente, por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Declaratório - PGDAS-D. A apuração no PGDAS-D deve ser realizada e transmitida mensalmente.

A multa é de 2% (dois por cento) ao mês calendário ou fração, a partir de 1º/4/2013, limitada a 20% (vinte por cento), sendo que a multa mínima a ser aplicada será de R$ 50,00 (cinquenta reais) para cada mês de referência.

A multa mínima é aplicada mesmo na hipótese de ausência de receita bruta no mês.

Ana Carla

Ana Carla

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 09:03

Colegas,

além de denunciarem aos entes regionais, lembrem-se do Sebrae, afinal é do interesse deles também entrarem nessa "briga" para prorrogação e esclarecimento quanto a cobrança do PGDAS

Jorge Fernandes de Souza

Jorge Fernandes de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 09:05

Bom dia, Acho melhor não transmitir nenhuma pgdas hoje até sair alguma publicação, pois depois de gerada a multa será mais complicado pra cancela-la, espero que eles nos deem uma resposta urgente, pois acabei de entrar no site da RFB e nada, vamos fazer reclamações na ouvidoria, pois quanto mais melhor, indignado...

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 09:22

Segue abaixo, minha postagem na ouvidoria da Receita Federal


Venho por meio deste, deixar minha total indignação para com o sistema PGDAS-D, pois desde o dia 30/03/2013 que estou tentando gerar apurações de empress do ano de 2012, e o sistema não permite, dando erro (NÃO FOI POSSIVEL ENCONTRAR AUDITOR DISPONIVEL NO SISTEMA CHANCELA), e o pior de tudo é que a partir de 01/04/2013 o sistema está gerando multas para essas apurações do ano de 2012. Ora, já que a partir de 01/04/2013 o sistema iria gerar multa pelas apurações em atraso, o sistema de apuração PGDAS-D deveria funcionar normalmente, e não dar erro como aconteceu de fato comigo e com muitos colegas. Peço encarecidamente, para que hajam com bom senso e cancelem estas multas geradas pelas apurações no PGDAS-D referente ao período de 2012, pois não podemos arcar com erro no sistema da Receita Federal.

Att;


André L. Polachini

Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 10:43

Pessoal infelizmente a RFB já havia deixado claro a cobrança de multa mensal p/ as empresas que fizesse a apuração do DAS em atraso via PGDAS-D, por isso eu havia estranhado a classe contábil não se manifestar, pois o Comitê Gestor divulgou uma téorica SIMPLIFICAÇÃO das obrigações acessórias pq excluiu naquele momento a DASN, porém eles obviamente não falaram das outras 12 novas obrigações no ano que é a transmissão mensal (INCLUSIVE DAS EMPRESAS SEM MOVIMENTO) da apuração do Simples Nacional via PGDAS-D para confissão de dívida.

Os órgãos tem que entrar com manifesto urgente cobrando a simplificação, pois como já falado não ocorreu de FORMA ALGUMA e ainda trouxe mais responsabilidades para a classe contábil.

Grato
Leandro
Ana Carla

Ana Carla

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 10:48

Leandro Sousa

deixa ver se entendi: Se eu informei de 01/2012 a 12/2012 tudo de uma vez agora em março, zerando os meses que não houve movimento, implica dizer que vai ser gerado uma multa de 50,00 por cada mês?

Ou só as transmissões a partir de hoje que vão gerar essa multa?

Obrigada

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:08

Leandro Souza.

Obrigado pelas informações, mas quanto a multa gerada pelo PGDAS-D realmente já existia, o que acontece é o seguinte, tínhamos até o dia 31/03/2013 para regularizar a situações de nossas empresas, principalmente aquelas inativas, as quais acredito que pela correria do dia a dia, muitos amigos deixaram para preencher o PGDAS juntamente com a declaração DEFIS, no entanto para nossa surpresa o sistema não aceitou , dando erro que já foi comentado nos tópicos anteriores. Se a legislação diz que será cobrada multa a partir do dia 1º do quarto mês subsequente aos fatos geradores (2012), o sistema jamais deveria dar esses erros nos dois ultimos dias anteriores (30 e 31).

Ana Carla, infelizmente será cobrado R$ 50,00 de multa para cada mês preenchido em atraso no PGDAS referente ao fatos geradores de 2012. Caso você tenha que declarar o ano inteiro, como é a minha situação também, pelo que eu entendi, será cobrado uma multa de R$ 600,00 (12xR$50,00).

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:18

Washington Luiz Ramos Cruz
Bom dia!

O Micro Empreendedor Individual - Mei, fica obrigado a entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) que tem sua regulamentação no art. 100 da Resolução CGSN n° 94/2011.

A DASN-SIMEI 2013, referente ao ano-calendário de 2012, deverá ser apresentada até 31 de maio de 2013.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Felipe Andrei dos Santos

Felipe Andrei dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:27

Entrei em contato hoje com o CRC daqui de Caxias do Sul, RS. Ninguém sabia de nada, e disseram que não é com eles. Entrei em contato com o SESCON (Sindicato dos Contadores), também não sabiam de nada, mas relatei o ocorrido e mandei um e-mail. Soluções? Duvido que façam qualquer coisa. Pra quê mesmo pagamos estes lixos?

Desafio Baleia Azul para políticos:

1 - Cometa suicídio.

Isso é tudo.
Karla Karina Rocha

Karla Karina Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:29

Prezados,

Alem de 02 registros no site da ouvidoria sobre este erro no sistema, também liguei e fiz minha reclamação.


Alô Ouvidor

Para sua maior comodidade está disponível também um serviço telefônico gratuito. É só ligar para 0800 702 1111, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados), das 8 às 20 horas.

Edcarlo Fernando de Brito Marques

Edcarlo Fernando de Brito Marques

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:33

Temos que realmente reclamar aonde for preciso, eu neste final de semana já fiz tres reclamações como também fiz na fenacon....a classe precisa se unir nestas horas pois só temos nos ferrado nestes ultimos anos. E estou fazendo mais uma agora. Não podemos desistir. Concordo com o Leandro Souza. Sua opinião é mais que pertinente.

JORGE SANTOS

Jorge Santos

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:42

Pessoal, Bom dia me deem uma boa Noticia,

Vai ter multa mesmo pela falta da entrega da DFIS ou não já entreguei algunhas hoje e não veio informação de multa, caso tenha multa sabem o valor ?

Muito grato

Jainara Marques

Jainara Marques

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:46

Bom dia,

Como muitos, registrei minha reclamação via sistema no Ministério da Fazenda, anexando foto da tela e tudo mais... Gravei vídeo também e agora estou esperando uma posição da Fazenda.
Acabei de ligar para a Ouvidoria e o atendente me disse que ainda não possuem uma resposta para nos dar, que muitas pessoas ligaram reclamando e que por enquanto seria melhor eu não fazer nada, só aguardar um posicionamento.

Página 15 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.