x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 701

acessos 243.042

Defis nova obrigação

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 11:36

Fred Maxlima,
Bom dia!

A partir do ano-calendário 2012, as informações socioeconômicas e fiscais, que antes eram prestadas na DASN, passam a ser declaradas anualmente por meio da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – Defis, disponível em módulo específico no PGDAS-D.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Nicola Mohor

Nicola Mohor

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 14:26

pronto, libeado pra qm abriu a empresa durante o ano de 2012, só encontrei um probleminha na hora de informar os estados para qual realizei vendas, o campo é preenchido por meio de uma lista, porem se acrescentar mais de um estado, a lista dos demais fica em branco. creio que vão resolver estes proximos dias, ai farei a transmissão, acho que agora sem mais nenhum problema.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 15:36

Fred,
Boa tarde!

A partir do ano-calendário 2012, a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS, módulo do PGDAS-D, deverá ser entregue à RFB até 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional.

Para maiores detalhes, acesse: Simples Nacional - Perguntas e Respostas

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 19:28

Boa Noite Thiago Souza Aranha,

Vc conseguiu resolver seu problema, amigo? Espero que tenha conseguido!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Kathleen Torquato

Kathleen Torquato

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 10:57

Bom dia Paulo,

acabei de fazer a Defis Normal de 2012 e observei que não aparece mais os valores das Receitas do ano, é isso mesmo?

Obrigada!

Atenciosamente,
Kathleen Torquato
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 14:18

Paulo R. Schafer,
Boa tarde!, ocorre que eu acessei a defis e não aparece para mim a tela para preenchimento da declaração.
O meu java script está habilitado e mesmo assim não consigo acessar, vc sabe por que? aparece tb na tela java script = void 0 - eu enviei uma mensagem para o setor de tecnologia do fórum mas ninguem me respondeu. Vc consegue acessar a declaração para preenchimento?

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 17:22

Boa tarde!
Li nas questoes anteriores e entendi que devo entregar DEFIS para as empresas do Simples NAcional que tiveram faturamento no ano de 2012. E as empresas que não tiveram nenhum faturamento em 2012 e que não foram lançadas no PGDAS-D, devo lançar zerado e entregar DEFIS ou existe algum modulo para Simples NAcional como "INATIVO"?
Se alguem puder me ajudar, ficarei imensamente agradecida, pois ficou na minha responsabilidade a entrega do Simples NAcional esse ano.

Luciana

LANNA GONZATTO

Lanna Gonzatto

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 14:55

Boa Tarde!

Sobre a Defis 2013: No campo 11 - Total das despesas no período abrangido pela declaração, deve ser informado na soma das despesas, também o pro labore?
A dúvida é por que o pro labore já foi informado no campo 7.2 - Rendimentos tributáveis pagos ao sócio pela ME/EPP.
Outra dúvida é sobre o campo 12 e 13, respectivamente, Entradas e Saídas interestaduais: Informo as também as Remessas?

Att.
Lanna Gonzatto
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 17:33

Lanna Gonzatto, eu tb tinha essa dúvida e enviei a pergunta para eles e enviaram a manual, rs :
11. Total de despesas no período abrangido pela declaração
Informar o total das despesas da pessoa jurídica no período abrangido pela declaração.
Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais. Então entendi que sim, temos que somar o pró - labore.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 17:35

Saulo Heusi, obrigado!
O problema era o meu not. mesmo!
Obrigado Saulo.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 17:48

Lanna Gonzatto,
Boa tarde!

Siga informações extraídas do Manual Defis, disponível no Portal do Sped.

11. Total de despesas no período abrangido pela declaração (R$):
- Informar o total das despesas realizadas pela pessoa jurídica no período abrangido pela declaração, inclusive o valor pago no Simples Nacional, outros tributos, aluguéis, salários, etc...

12. Total de entradas interestaduais por UF:

- Informar por UF o total de entradas interestaduais no período abrangido pela declaração. Quando houver mais de uma UF deverá inserir novas ocorrências por meio do botão “clique aqui”.

13.Total de saídas interestaduais por UF:

- Informar por UF o total de saídas interestaduais no período abrangido pela declaração. Quando houver
mais de uma UF deverá inserir novas ocorrências por meio do botão “clique aqui”.

Permanecendo dúvidas, torne a postar.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 11:02

O que mudou na DEFIS?

Exemplo: No DASN era necessário lançar o saldo de caixa (inicial e final), estoque de mercadorias (inicial e final), lucros...

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 11:13

Mayara Oliveira,
Bom dia!

Praticamente a DEFIS alcança todas as obrigações e campos da então extinta DASN.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
gilmar lira

Gilmar Lira

Bronze DIVISÃO 4, Controller
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 15:10

Caros,

Ao tentar enviar uma DEFIS devidamente preenchida a tela permanece no formulário e nada acontece! Alguem poderia me ajudar com este problema ou saber se haverá prorrogação na entrega?

Att.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 15:21

Gilmar Lira
Boa tarde!

Seja muito bem vindo ao Fórum Contábeis!

Até o momento não tenho conhecimento de qualquer movimento quanto a prorrogação da data de entrega da DEFIS, sendo assim o prazo permanece até 31.03 até o presente momento.

Jà li comentários de outros usuários que estão enfretando problemas no aplicativo Pgdas-D, então, não acredito que seja um problema particular seu, e sim de um modo geral.

Somente cabe orientar, que continue tentando.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Frederico Leite Martins

Frederico Leite Martins

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 17:47

Alguém pode me ajudar?

No decorrer do ano de 2012, várias empresas que eu farei a DEFIS sofreram alteração contratual mudando até mesmo sócios.

No campo de indicar os sócios da empresa, qual deles devo informar?

Todos os sócios, que sairam e que entraram, independente de terem rendimentos tributados ou isentos pagos pela empresa?

Somente aqueles que eram sócios em 31/12/2012?

Aqueles que eram sócios em 31/12/2012 e os antigos sócios que receberam rendimentos da empresa?

Obrigado desde já!

Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 21:27

Nobres Colegas, boa noite!

Em relação ao item 4 "Caso a ME/EPP mantenha escrituração contábil e tenha evidenciado lucro superior ao limite de que trata o § 1º do art. 131 da Resolução CGSN nº 94, de 29/11/2011, no período abrangido por esta declaração, informe o valor do lucro contábil apurado (R$):"

Como identificar se ocorreu a situação acima. EX. empresa de comércio, onde as despesas (considerando o custo com as mercadorias) totalizam 200.000,00. O resultado do exercício apresntou lucro de R$25.000,00. OBS. a empresa mantém escrituração contábil.

Marcelo.

CÉSAR AUGUSTO ALBUQUERQUE ARAÚJO

César Augusto Albuquerque Araújo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 10:09

Por favor estou com dúvida sobre as despesas, devo informar as despesas e custos efetivamente pagos ou as despesas e custos que não efetivamente pagos já foram provisionados? No manual de julho de 2012 diz o seguinte: "Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da
empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais" Por isso entendo, que devo informar apenas as despesas e custos efetivamente pagos. O que vocês acham?

Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 10:18

Frederico Leite Martins, bom dia,

Você deve informar apenas os sócios remanescentes e os que entraram no decorrer de 2012, caso tenha ocorrido entrada de sócio(s).
Observe-se que o montante dos percentuais deve atingir 100%.

Os sócios que saíram não precisam ser informados na DEFIS.

Este é meu entendimento.
Marcelo.

Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 16 março 2013 | 11:51

Gilmar Lira

vc salva e envia e não acontece nada? tenta imprimir o recibo.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Página 4 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.