x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 701

acessos 243.042

Defis nova obrigação

Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 16 março 2013 | 13:46

César Augusto Albuquerque Araújo,

Estou considerando as despesas efetivamente pagas e as provisionadas. Faço a contabilidade das empresas pelo regime de competência.
Mas é bom checar com mais colegas. Por enquanto não transmiti nenhuma DEFIS, só fiz os lançamentos e salvei.
Lembrando que dia 31 de março é o último dia para transmitir a DEFIS.

Marcelo.

CÉSAR AUGUSTO ALBUQUERQUE ARAÚJO

César Augusto Albuquerque Araújo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Domingo | 17 março 2013 | 09:49

Obrigado Marcelo Soares Vieira!
Sempre lancei as despesas como você, as despesas pagas e as provisionadas, já que a pergunta é sobre as despesas do período, agora no manual já fala em custos e despesas efetivamente pagas, para mim ficou um pouco confuso.

Mais uma vez agradeço por dividir o seu etendimento, estou com tudo pronto para declarar apenas aguardando para dirimir está dúvida.

Bom domingo.

Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 08:25

César Augusto Albuquerque Araújo, bom dia!

Revendo o Manual_PGDAS_D, página 64, item 11, informações por estabelecimento, realmente deixa dúvidas.
Vou deixar apenas este item um aberto, para ser finalizado posteriormente.

Bom início de semana.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 09:17

Marcelo Henrique Pelaja Ciceri

A DEFIS nada mais é do que a DASN. A DASN foi extinta.

Só fizeram trocar o nome, o restante das informações para se colocar são as mesmas.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 09:31

Bom dia Marcelo. é isso mesmo...

Att.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
gilmar lira

Gilmar Lira

Bronze DIVISÃO 4, Controller
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 09:50

Gostaria de informar que o erro citado anteriormente por mim, era na verdade a versão do JAVA. Portanto, para os que estejam com o problema de não execução da DEFIS verifiquem o JAVA em seu PC.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 10:26

Bom dia.

A DASN-SIMEI 2013, referente ao ano-calendário de 2012, deverá ser apresentada até 31 de maio de 2013, conforme art. 100, "caput", da Resolução CGSN n° 94/2011.

Nas hipóteses em que o empresário individual tenha sido extinto, a DASN-SIMEI relativa à situação especial deverá ser entregue até: (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 25, caput)

I - o último dia do mês de junho, quando o evento ocorrer no primeiro quadrimestre do ano-calendário;

II - o último dia do mês subsequente ao do evento, nos demais casos.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Patricia Gomes

Patricia Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 14:38

Boa tarde

Estou com uma dúvida, pois tenho uma empresa que sofreu perca de um automóvel e classificamos em custo na venda de imobilizado, em percas de capital, em despesas. E agora não sei se inclui em despesas na declaração da Defis/Dasn. Alguém poderia esclarecer essa dúvida?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 15:42

Patricia
Boa tarde!

A ficha 11. Total de despesas no período abrangido pela declaração

Contempla o preenchimento desta ficha, o total das despesas da pessoa jurídica no período abrangido pela declaração.

Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais.

Sendo assim, a perda de capital na venda de imobilizado compõe o custo/despesa da pessoa jurídica, devendo ser informado na Defis.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
CÉSAR AUGUSTO ALBUQUERQUE ARAÚJO

César Augusto Albuquerque Araújo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 16:07

Boa tarde Paulo.

Você entende que se deve informar o custos das mercadorias vendidas neste campos despesas, pergunto isso porquê no manual eles falam que neste campo deve ser informado também os custos da empresa, mas eles falam em despesas desembolsadas o que me traz dúvidas.

Desde já agradeço.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 16:16

César
Boa tarde!

Conforme minha postagem anterior, o Manual Pgdas-D traz o seguinte:

Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais.

Sendo assim, o custo da mercadoria vendida, inclui e será somado no campo Total de Despesas do Período.

Basicamente tal campo é destinado a transcrição das informações que constam na DRE.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
THALITA SANTOIA

Thalita Santoia

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 09:53

Bom dia colegas.

Comecei a emitir a DEFIS de uma empresa ontem e salvei porém sem transmitir. Hoje estou tentando abrir novamente essa declaração para finalizar e não encontro nenhum campo ou link para continuar o preenchimento. Li o manual do simples nacional e lá fala que temos essa opção disponível, mas nem sequer colocam o "caminho" para nos ajudar. Se alguém souber agradeço muito.

CÉSAR AUGUSTO ALBUQUERQUE ARAÚJO

César Augusto Albuquerque Araújo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 10:16

Thalita bom dia.

Você deve entrar na declaração que você salvou como se você fosse declarar, ela diz que vai apagar porque constatou outra declaração em aberto, mas os dados salvos por você estarão lá.

Nós aqui no escritório também salvamos e fazemos deste jeito.

Diego Conzati

Diego Conzati

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 16:33

Boa tarde pessoal

No campo 9 da Defis: "Total de entradas (incluídos itens 5, 6 e 8) no período abrangido pela declaração", vocês preenchem apenas com entradas de insumos, mercadorias p/ revenda, etc. ou inclui realmente tudo como compras de imobilizado, material de escritório, material de consumo e outras entradas não relacionadas diretamente a elaboração do produto?

Att
Diego

Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 17:13

Diego Conzati, boa tarde,

Conforme explica o Manual-DEFIS, só entram mercadorias para comercialização e industrialização (insumos para a transformação), as demais compras devem compor as despesas do período, exceto compras para o Ativo Permanente-Imobilizado.

Este é meu entendimento.

Marcelo.

CARLA AMADEI

Carla Amadei

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 09:21

BOM DIA !!!
Estou fazendo a DEFIS e meus clientes não tem nenhuma situação especial, porém no preenchimento só me deixa prosseguir se eu colocar uma situação especial (fusão,extinta,cisão total ou parcial) não é o caso de nenhuma das empresas, como devo proceder.???

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 09:31

Carla Amadei
Bom dia!

Seja bem vinda ao Forum.

Veja se no momento de acesso para preenchimento da DEFIS, a opção pelo ano calendário você optou por 2012.

Caso tenha selecionado o ano de 2013, neste caso sim, somente será permitido em situações especiais.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Página 5 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.