x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 701

acessos 243.093

Defis nova obrigação

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 10:44

Pessoal, bom dia!

Na soma das despesas (campo 11) deve ser incluso (somado) o valor do Pró-Labore já informando em campo próprio lá nos quadros dos sócios?

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 10:57

Marco Antonio Faé Venancio
Bom dia!

O campo 11 - Total de despesas no período abrangido pela declaração, será compsoto pelo total das despesas da pessoa jurídica no período abrangido pela declaração.

Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais.

Fonte: Manual Pgdas-D.

Sendo assim, o valor do pró labore já informando em campo específico da Defis, também irá compor o campo 11, Total das Despesas.

...

Carla Amadei

Acredito que um problema possa estar ocorrendo com os sistemas da Receita Federal, responsáveis pelo Pgdas-D, por isso a mensasgem no seu acesso a Defis.

A dias atrás outros usuários relataram o mesmo problema.

Assim, sugiro aguardar e tentar novamente.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Franciele Ogliari

Franciele Ogliari

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 13:53

Boa tarde,

Estou transmitindo a DEFIS ano calendário 2012, transmiti duas declarações e depois as consultei no site do Simples, e percebi que não saiu a parte do resumo, onde consta as apurações mês a mês e o resumo de 2011, gostaria de saber se é assim mesmo ou se elas estão sendo transmitidas incorretas?

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 14:45

Franciele, boa tarde

Nas transmissões que fiz, também nada consta sobre faturamento ou do imposto correspondente. Provavelmente foi alterado para não sair mesmo. A menos que algum outro colega aqui do Fórum relate diferente.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Marcio L. Colferai

Marcio L. Colferai

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 15:48

Com relação A ficha 11. Total de despesas no período abrangido pela declaração.

Achei mal formulado pela Receita esse campo, sendo que deixa muita dúvida no Ar. Por exemplo.

Custos! Por que informar se na DEFIS ja pedem o Estoque inicial as compras e o Estoque Final, isso ja nao gera o Custo CMV(CPV)= Ei+C-Ef

*Outra questão, prolabore, deve compor as despesas? sendo que ja é informado no campo relacionado aos Sócioss!
*Impostos Pagos referente ao Simples Nacional Imposto nao é Despesa é conta redutiva da Receita bruta( Conceito de Despesa: Despesa é tudo aquilo utilizado para gerar uma receita), ... Quer saber que coisa mal feita e controversa.

Em suma estou entregando a Defis da seguinte maneira, nesse campo 11 eu informo as despesas totais do período, isso inclui tudo que é despesa, financeiras administrativas e comercial.

Fiz isso nas ultimas DASN e nunca gerou problemas, sendo que a DEFIS é uma DASN com algumas poucas diferenças.

Abrs a todos.

Marcio L. Colferai

Marcio L. Colferai

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 15:56

Não sei se ja relataram problema parecido:

Na hora da transmissão da DEFIS ao invés dele passar para a tela que diz que a transmissão foi efetuada e te dando a opção de impressao do Recibo, ela da um erro na pagina, e nao mostra se foi entregue ou não a DEFIS.

Após esse erro, eu voltei no PGDAS-D no menu>DEFIS>consultar, e la constava o Recibo e a Declaração para Download, então acredito que a receita tenha recebido a DEFIS corretamente né, por ter gerado Recibo e tudo o mais.

Alguem ja passou por esse problema, umas 10 Defis das que eu entreguei aqui deu esse erro...

Franciele Ogliari

Franciele Ogliari

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 16:02

Sim Marcio, já aconteceu comigo também, na hora da transmissão está dando um erro, depois quando você consulta ela foi transmitida, eu conferi e elas saíram com os dados corretos, então acredito que deu certo.

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 16:21

Pessoal,

Manifestei minha insatisfação com esse lixo de sistema do Simples Nacional em outro tópico (outro tópico)e que me desculpem os moderadores, mas vou repetir aqui, pois os problemas relatados acima são diretamente relacionados ao que publiquei, e insisto em ampliar minha opinião:

Mas quando falo "quesitos exatamente iguais", me refiro à tarefa de elaboração da Obrigação.

Em vários momentos, neste Fórum e em conversas que tive com as entidades de classe Fenacon e Sescon, manifestei minha indignação com o sistema de elaboração "on line", o que prejudicava em muito a tarefa de imputação das informações, dado ao grande número de contribuintes dispostos a declarar e à limitação da capacidade técnica do aplicativo de receber esses contribuintes. Em dois ou três anos anteriores, houve congestionamentos dos servidores a 15 dias do prazo final, impedindo o contribuinte de cumprir sua obrigação. E pior, trava todo o sistema do Simples Nacional (inclusive os fechamentos mensais).

Perguntei e continuo a perguntar: Por que não criar um aplicativo para download, instalação, elaboração e transmissão, como são os demais aplicativos da Receita Federal? (exemplo: DIRPF, DCTF, DIPJ, etc...)?

Portanto, a troca da DASN para DEFIS, como muito bem observado por você, Sr. Saulo, aparentemente APENAS veio a corrigir um dispositivo relacionado à ganância do fisco em preservação da arrecadação, sem dar NENHUMA importância à forma com a qual se exige do Contribuinte, e seu representante, o Contabilista, pelo cumprimento da Obrigação.

Como Contabilista que sou, muito já vi, e tenho certeza, ainda continuarei a ver esses descasos por muito tempo.




MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Marcio L. Colferai

Marcio L. Colferai

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 16:28

Marco Antonio Faé Venancio

Concordo plenamente com seu texto..

Se o DEFIS éra para corrigir algo, rs, entao erraram novamente, porque ontem tive dor de cabeça na entrega de algumas, sendo que dava lentidão no sistema e o site travava e eu perdia a declaração, até que aprendi a usar a ferramenta de salvar, que ao menos dessa vez esta funcionando corretamente, se der pane, vc pode voltar e continuar de onde parou. Na DASN essa opção ou nao tinha ou não funcionava.

CÉSAR AUGUSTO ALBUQUERQUE ARAÚJO

César Augusto Albuquerque Araújo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 16:41

Marco suas observações são muito boas.

Marco, o mesmo programa que você sugere poderia emitir as guias do simples nacional e se é por causa da segurança da entrega das informações poderia ser igual ao programa da SEFIP, ou seja, só liberar a guia para a impressão após a transmissão dos dados, este programa acumularia as informações das receitas informadas durante o ano e depois era só fazer a declaração relativo ao exercício em questão. Desta forma nós poderiamos fazer as declarações e só depois tirariamos um momento para fazer as entrega das declarações, com certeza desta forma não causaria congestionamento, e não precisariamos acessar a todo momento a página do Simples Nacional quando fossemos fazer alguma intervenção na declaração. Em suma, niguém gosta da forma como é hoje.

E aproveitem para fazer um manual decente, com informações mais detalhadas e objetivas porque da forma como esta feito me parece que nem eles sabem o que estão perguntando.

Serebias Ribeiro dos santos

Serebias Ribeiro dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 17:01

Estou encontrando dificuldades no preenchimento da defis, quando preencho as compras/vendas interestaduais só consigo selecionar um estado (no caso o primeiro) e na opção que diz se houver mais informações "clique aqui" não fica habilitada quando clico, já tentei várias vezes e não consigo. Alguém está com esse problema, alguém pode me ajudar?

desde já muita grata.

Serebias Ribeiro
Marcio L. Colferai

Marcio L. Colferai

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 17:07

Serebias Ribeiro dos Santos

Isso aconteceu comigo ontem tambem, eu apenas fechei o sistema e abri novamente até que de para selecionar a opção desejada, as vezes vai ter que fazer isso varias vezes, acredito que seja indisponibilidade temporária no site da Receita. Infelizmente acontece esses "apagões" se assim posso dizer rss.

Mas atenção salve antes a DEFIS para nao perder seus dados.

Patricia Gomes

Patricia Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:10

Bom dia

Não sei se isso já aconteceu com alguém. Temos uma empresa com a matriz em um estado e a filial em outro estado e quando fizemos a declaração delas, no recibo de entrega não constava nenhuma filial. As informações referente a filial consta na declaração, só não aparecem no recibo de entrega. Já retificamos a declaração e nada mudou, alguém já teve algo parecido? Será que o problema é no site?

Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:21

O prazo para entrega da DEFIS (esta SUPOSTA declaração que substitui a DASN) é até 28/03/2013? Alguem sabe ou têm notícia sobre prorrogação?


REVOLTA: Nós da classe contábil e demais tinhamos que ser mais ativos, uma vez que a DEFIS veio p/ facilitar ou acabar com a declaração acessória chamada DASN acabou não ocorrendo e sim gerou uma obrigação acessória mensal, ou seja, além de entregar a DEFIS temos que entregar mensalmente e o pior obrigatoriamente a apuração do DAS, pois caso contrário a multa por não efetuar a apuração até o dia 20 de cada mês são R$50,00 e o pior inclusive das empresas que não possuem movimento!!!!

ISTO É UM ABSURDO, TEMOS QUE MOSTRAR A POPULAÇÃO O QUE REALMENTE OCORRE QUANDO O GOVERNO FEDERAL DIVULGA SIMPLIFICAÇÃO, PELO CONTRÁRIO ELE TROUXE 12 OBRIGAÇÕES MENSAIS. E SEM FALAR QUE A DEFIS DEVEMOS APRESENTAR BASICAMENTE AS MESMAS INFORMAÇÕES DA EXTINTA DASN. POR ISSO O BRASIL NUNCA/JAMAIS SERÁ 1º MUNDO! REVOLTANTE!

POR FAVOR, COMPARTILHEM ISTO PESSOAL!

Grato
Leandro
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:22

Bom dia Patrícia Ribeiro Gomes, há dois dias atrás que fiz uma DEFIS de uma empresa que tinha duas filiais e só cadastrai os dados da matriz e deu certo.

Espero ter ajudado.

Que Deus te abençoe.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:49

Olá Patrícia Gomes no meu recibo constava sim que haviam filiais, mas não houve nenhum problema na transmissão. Você está fazendo as suas DEFIS pelo Google Chrome ou pelo Internet Explorer?

Eu estava fazendo minhas transmissões pelo Google Chrome e só estava dando erro, daí então passei a fazer pelo Internet Explorer; não se seu caso é este...

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 11:01

Patrícia você só está tendo problemas com essa empresa ou tem outros te dando o mesmo trabalho?
Você disse que faz a sua DEFIS pelo sistema que vocês usam, mas você poderia tentar fazer pelo site do simples nacional no link descrito abaixo:

www8.receita.fazenda.gov.br

Se houver alguma dúvida volte a postar, pois eu tenho feito somente por este site.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 11:31

Poxa Patrícia que pena que está dando errado, tente dar um tempo então... Depois você tenta fazê-la novamente...

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
FABIANA CRISTINA DOS SANTOS

Fabiana Cristina dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 17:10

Caso a ME/EPP mantenha escrituração contábil e tenha evidenciado lucro superior ao limite de que trata o § 1º do art. 131 da Resolução CGSN nº 94, de 29/11/2011, no período abrangido por esta declaração, informe o valor do lucro contábil apurado (R$)


como faço este calculo?

no ano anterior a empresa era livro caixa(2011) e em 2012 passou a ser caontabilidade e não sei fazer o calculo para chegar à este valor

Fabiana Santos
Contadora e Analista Fiscal Tributária - São Roque - São Paulo


" Quem quer cria recursos, quem não quer cria desculpas"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 17:22

Fabiana Cristina dos Santos
Boa tarde!

Você relatou que em 2012 a empresa passou a ter escrituração contábil, sendo assim, este campo será preenchido com o resultado contábil apurado referente o exercício de 2012, caso a pessoa jurídica tenha evidenciado lucro, se obteve prejuízo deverá deixar zerado.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 17:43

Boa tarde,

O lucro deve ser lançado independente do valor que seja apurado?
Teve duas empresas que tiveram lucro entre 5.000,00 e 8.000,00, devo retificar a DEFIS?

Agradeço pela ajuda,

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Página 6 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.