x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 701

acessos 243.042

Defis nova obrigação

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 17:54

Carlos Silva
Boa tarde!

Se a empresa mantem escrituração contábil e evidenciou lucro, deverá informar o resultado apurado no referido campo.

Deixará o campo sem informação (0,00) caso a pessoa jurídica tenha apurado prejuízo no exerício.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Rodrigo Pagliari

Rodrigo Pagliari

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 18:14

Boa Tarde

Depois de entregue a Defis ao imprimir a mesma no pgdas nela não consta o resumo (com faturamento) como tinha na dasn, será que a receita mudou isso ou eu fiz algo errado?? O campo 3 é das Informações Econômicas e Fiscais e o campo 4 já é das Informações da Recepção da Declaração.

Obrigado.

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 18:14

Boa Noite Paulo R Schafer,

E no caso da empresa ainda não ter feito o Encerramento do Exercício por falta de entrega de documentações por parte dos clientes? Como apurar esses valores?
Mais uma vez agradeço pela ajuda,

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 19:05

Boa noite Colegas,

Em relação à informação na DEFIS.

Caso a ME/EPP mantenha escrituração contábil e tenha evidenciado lucro superior ao limite de que trata o § 1º do art. 131 da Resolução CGSN nº 94, de 29/11/2011, no período abrangido por esta declaração, informe o valor do lucro contábil apurado (R$)

Deve informar neste campo o valor do lucro obtido pela empresa no período, qualquer que seja, ou só deve informar caso ela tenha tido lucro superior a percentual de presunção de lucro. EX. empresa do comércio varejista, presunção de lucro 8%. Total das vendas no período 200.000,00 X presunção 8% = 16.000,00. Valor do lucro apurado 10.000,00, inferior a presunção.
Outro exemplo: Total das vendas no período 200.000,00 X presunção 8% = 16.000,00. Valor do lucro apurado 30.000,00, superior a presunção.

Fiquei na dúvida em relação a este item.
Marcelo.


Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 19:12

Boa noite Marcelo!

Caso a ME ou EPP enquadrada no Simples Nacional possua escrituração contábil não é necessário fazer este cálculo, basta preencher com o lucro evidenciado no período. Para sanar melhor suas dúvidas clique aqui.

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani
Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 19:26

Rodrigo Pagliari, boa noite,

Parece que na DEFIS não vai mais aparecer o resumo do faturamento. Nas minhas declarações só saíram quatro páginas com o recibo de entrega. Antes na DASN eram muitas páginas.


Marcelo.

Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 20:49

Olá Marcelo!

No campo 4 deverá ser informado caso a empresa tenha obtido resultado positivo na apuração do exercício, independente de ter distribuído (adiantado) ou não o lucro.

O valor distribuído a título de lucros será informado na parte que trata dos sócios, onde é informado o nome, CPF, % do capital, rendimentos tributáveis (pró labore), etc.

E quanto aos demonstrativos mensais não aparecem mais, pois atualmente são informados mensalmente através do PGDAS-D que tem caráter declaratório, ou seja, confissão de dívida.

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani
Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 08:28

Oi Thiago Gustavo, bom dia!

Entendi suas explicações. Mais uma vez pbrigado!

Outra coisa: na parte que fala do total as despesas do período. Estou informando o total das despesas mesmo aquelas não quitidas, mas sim, as quitadas e as provisionadas. EX. DAS do mês de agosto/2012 não pago. Contabilização:
Débito - DAS/Simples Nacional competência 08/2012 - R$?
Crédito - DAS/ Simples Nacional a pagar competência 08/2012 - R$?

E sobre depreciação, estou também considerando essa despesa.
Resumindo, estou informando exatamente os dados do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

Marcelo.

FABIANA CRISTINA DOS SANTOS

Fabiana Cristina dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 08:33

Paulo R. Schafer


[code]Fabiana Cristina dos Santos
Boa tarde!

Você relatou que em 2012 a empresa passou a ter escrituração contábil, sendo assim, este campo será preenchido com o resultado contábil apurado referente o exercício de 2012, caso a pessoa jurídica tenha evidenciado lucro, se obteve prejuízo deverá deixar zerado.

Att.

Então devo informar este lucro tbm em lucros isentos recebidos pelo socio da empresa?


Muito obrigada

Fabiana Santos
Contadora e Analista Fiscal Tributária - São Roque - São Paulo


" Quem quer cria recursos, quem não quer cria desculpas"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 08:58

Fabiana Cristina dos Santos
Bom dia!

Conforme ja detalhado neste tópico, não se deve confundir resultado apurado no exerício com lucros distribuídos.

Leia por gentileza as informações anteriores prestadas pelo usuário Thiago Gustavo Ribeiro.

Obrigado.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 09:47

Rafael Carvalho Melo
Bom dia!

Com a implantação da DEFIS em substituição a DASN, houve esta mudança.

Lembre-se que agora os valores apurados mensalmente através do Pgdas-D tem caráter declaratório e por esse motivo, as receitas mensais foram excluídas do recibo da Defis.

Para complemento de suas informações, indico a leitura do Manual Pgdas-D disponível no Portal do Simples Nacional.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
CÉSAR AUGUSTO ALBUQUERQUE ARAÚJO

César Augusto Albuquerque Araújo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 09:57

Bom Patrícia pesquisei o seu assunto referente a não aparecer nenhuma filial para esta empresa.

Eu acredito que o erro está dentro dos sistemas informatizados da Receita Federal, já que se há uma filial e você já declarou outras empresas com filiais e não houve problemas e se você tentasse entregar a declaração sem preencher os dados sociais e econômicos da filial a declaração apontaria vários erros e não permitiria que você fizesse a entrega da declaração.

Eu abriria esta declaração como se fosse fazer uma retificação, faria po print screen dessas páginas com as informações da filial, juntaria a cópia da declaração e recibo, faria uma comunicação por escrito à Receita Federal protocolaria dentro do prazo de entrega da declaração para não haver depois aquela conversa de que você estaria se valendo deste expediente para não pagar a multa e deixava eles resolverem.

Com este documento você inclusive poderá se defender inclusive na esfera judicial de possível multa, já que o valor da multa gera sobre a receita bruta do período informado na declaração e se a empresa tem filial o faturamento já não é tão pequeno.

Neide M M Vidal

Neide M M Vidal

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 14:38

Caros colegas

Pelo andar da carruagem, vamos ter problemas no portal do simples este ano novamente, acessar o portal não é o problema, e sim gravar as informações digitadas, quando pede p/ salvar, o programa fica inoperante, se tentar fechar, pergunta, quer salvar? sai e entra novamente perdeu todas as informações digitadas, isto já a 24 horas.
A uma semana do prazo, acho mais uma vez que vamos passar pelo sufoco do ano passado, e quase no final do prazo, fomos avisados que haveria prorrogação. ´
Vamos esperar para ver o que nos reserva.

WILSON RODRIGUES SILVA

Wilson Rodrigues Silva

Bronze DIVISÃO 1, Coordenador(a) Logística
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 21:14

Pessoal, boa noite.

Por gentileza veja se vcs podem me ajudar. No campo: Total de aquisições de mercadorias deverá ser lançado os valores correspondentes ao valor total da nota, ou seja, contemplando o imposto substituto ou deverá ser considerado apenas o total dos produtos?

Desde já agradecido.

Wilson Rodrigues

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 08:58

Marisa Langher
Bom dia!

Até o presente instante, não há nota oficial sobre prrogação na data de entrega da DEFIS.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Luiz Gustavo Cezimbra

Luiz Gustavo Cezimbra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 09:43

Bom dia

Estou com dúvida de como preencher a DEFIS de uma empresa prestadora de serviço (terceirização de mão-de-obra), pois os campos só fazem referência praticamente a empresas do tipo comercial/industria. Preencho mesmo assim com os valores zerados?

Obrigado

Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 09:47

Bom dia Luiz Gustavo Cezimbra, quando a empresa é prestadora de serviço, os valores ficam zerados.

Espero ter ajudado.

Que Deus te abençoe.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Marisa Langher

Marisa Langher

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 12:31

Estou tentando acessar o site da Receita para enviar as Defis que estão prontas mas não consigo acessar, dá erro na página. Com mais alguém esta dando mesmo erro?

Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 12:34

Olá Marisa Langher, eu estou neste exato monemto transmitindo algumas DEFIS e está tudo dando certo. Você está usando o Google Chrome ou o Internet Explorer?

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Página 7 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.