x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 701

acessos 243.043

Defis nova obrigação

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 09:46

Bom dia.

Na Agenda do site da Receita Federal consta que o prazo da DEFIS vence no dia 31.
No Perguntas e Respostas, do portal do Simples Nacional, na pergunta 8.17 consta a mesma informação, reproduzindo o Art. 66 da Resolução CGSN 94.

Como na legislação fala em "31 de março", e não em "último dia útil de março", entendo que a declaração poderá ser transmitida até domingo.

Na Agenda da Receita são listadas as declarações que vencem no dia 28 (DSPJ, DMED, etc) e não consta a DEFIS.

Marisa Langher

Marisa Langher

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 09:56

Surgiu uma dúvida em relação ao tópico 16 - serviços de transporte. É se a empresa prestou serviço de transporte ou é os serviços de transporte prestados contra ela?

Wanessa Cardoso

Wanessa Cardoso

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 10:06

Bom dia, Paulo!!!

Estou fazendo a DEFIS e estou com um problema na hora de incluir outra UF de Entrada e Saída Interestadual, eu clico, mas não abre o campo p informar outra UF, sabe me dizer se está com algum problema?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 10:31

Marisa Langher
Bom dia!

Informações sobre prestação de serviços de transporte de cargas interestadual e/ou intermunicipal com e sem substituição tributária.

Informar o valor do frete relativo às prestações de serviços de transporte interestadual e/ou intermunicipal de cargas com e sem substituição tributária, discriminando por UF e Município onde teve início a prestação do serviço de transporte.

Deve-se observar que a UF e o Município de origem se referem ao local de origem da mercadoria.

Exemplo: Transportadora, com estabelecimento localizado em Salvador, é contratada por uma empresa localizada no município de Ilhéus, para efetuar uma prestação de serviço de transporte, efetuando a coleta das mercadorias no município de Feira de Santana e com destino final ao município de Belo Horizonte.

Nesse caso a informação do frete
será atribuída para o município de Feira de Santana, onde efetivamente iniciou a prestação. Deve-se, portanto, observar que a UF e o Município de origem se referem ao local de coleta da mercadoria.

Fonte: Manual Pgdas-D

..........

Wanessa Cardoso
Bom dia!

Lamentavelmente vem ocorrendo alguns problemas na navegação do módulo Defis, como também em outros serviços administrados pela Receita Federal, sendo assim, não resta-lhe outra alternativa a não ser aguardar e continuar tentando, até que o sistema esteja operando normalmente.

..........

Monica Messias de Jesus
Bom dia!

Os efeitos de sua exclusão da condição de MEI, retroagiram, sendo assim, podera verificar que a mesma está na condição de apuração de seus impostos na forma do Simples Nacional, desde 01.01.2012, ficando assim, obrigada a entrega da Defis 2013.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 10:56

Marcio Padilha

Concordo com o seu entendimento.

A DEFIS será entregue à RFB por meio de módulo do aplicativo PGDAS-D, até 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional, conforme Resolução CGSN n° 94/2011.

Sendo assim o prazo final é domingo. Não se trata de tributo para antecipar a entrega.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Fabio

Fabio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 11:12

A minha dúvida é em relação aos pagamentos efetuados aos sócios.
No campo onde se informa os rendimentos tributados e isentos os valores devem coincidir com os informados na DIRF 2013, ou seja, os valores que foram efetivamente pagos em 2012, regime de caixa, já que na DIRF a retenção ocorreu no momento do pagamento do pro-labore.
Entretanto entendo que no campo total de despesas devo incluir o pro-labore, mas agora considerando os valores referentes ao ano calendário 2012, mesmo que não tenham sido pagos dentro do ano, como ocorreu em relação aos valores ref a 12/2012, por exemplo.
Esta forma que relatei está incorreta?

Lucas G. Fiori

Lucas G. Fiori

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 11:22

Estou com a dúvida sobre as despesas, irei englobar todas as despesas administrativas, entre elas, os salários, pro labore entre outras ou somente as despesas operacionais da empresa?
E também se alguém teve serviços com retenção de ISS em múltiplos municípios como fez, colocou o valor da retenção independente do valor (por ex. R$ 01,00) ou partiu de um valor mínimo?

Josemary Cruz

Josemary Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 11:46

[code]Você deve informar apenas os sócios remanescentes e os que entraram no decorrer de 2012, caso tenha ocorrido entrada de sócio(s).
Observe-se que o montante dos percentuais deve atingir 100%.

Os sócios que saíram não precisam ser informados na DEFIS.

Estou em dúvida, sobre essa questão, não vai haver divergencia entre a declaração IRPF do socio que saiu da empresa?

Patricia Gomes

Patricia Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 11:51

Bom dia Fabio Dal Lago, sim você deve incluir o pro-labore nos rendimentos conforme informado em DIRF. Nas despesas mesmo que você pague o valor referente de dezembro apenas em janeiro, entendo que deve ser incluído no total de despesas. Na minha opinião essa forma que você relatou não está incorreta.


Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 11:54

Josemary, o Manual do PGDAS-D é claro ao informar que os sócios que devem ser declarados são os que participavam da empresa em 31/12/2012, no caso de declaração que abrange todo o ano, conforme abaixo:

"7.3. Percentual de participação do sócio no capital social da empresa no último dia do período abrangido pela declaração (%):
Informar o percentual de participação, do sócio ou do titular da pessoa jurídica, sobre o capital social na data doúltimo dia a que se refere a declaração.
A soma do percentual de participação dos sócios ou titulares da pessoa jurídica deverá ser igual a 100%."

william munhoz da silva

William Munhoz da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 11:57

Bom dia caros colegas,

Conforme já tinha solicitado orientações anteriores e nosso colega Paulo R. Schafer tinha orientado.
Peço novamente uma orientação na mesma questão conforme descrito abaixo.

"
Em janeiro iniciei a contabilidade de um cliente e o contador anterior não fazia a contabilidade da empresa. Apenas fazia apuração do simples pro-labore e recolhimento de inss.
Fiz balanço de abertura para dar continuidade na empresa, porém visualizando a ultima DASN verifiquei que o mesmo não informou estoque incicial, final, saldo de caixa, total de entradas, total de despesas ,ou seja, a parte de informações economicas está tudo zerado.
Se na Defis eu informar saldos anteriores como caixa estoque inicial e final, entradas, enfim preencher conforme levantamentos de estoque e caixa ou seja preencher corretamente, vou ter algum problema devido as anteriores estarem tudo zerado"


Paulo se estiver lendo esta postagem.Desde 2007 que é período da consulta no site da receita ,os valores são zerados. acho que não consigo retificar todas as DASN pelo fato de não haver contabilidade em todo este período.

Fico no aguardo
Obrigado

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 13:58

William Munhoz da Silva
Boa tarde!

Na minha opinião, cabe ao seu caso, explicar a situação para o seu cliente, e o mesmo procurar o antigo contador, responsável técnico
até findo 2012 para que o mesmo retifique todas as declarações.

Pois a realidade da pessoa jurídica não compete áquilo informado na DASN, visto que a mesma vinha exercendo suas atividades.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Glaydson Lopes

Glaydson Lopes

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 14:20

Boa tarde Galera

Eu tenho uma empresa que tem a sua MATRIZ e a FILIAL, a FILIAL foi extinta em 19/12/2012 por tanto eu fiz a DEFIS de extinção dela em 23/01/2013, acessando o portal com a senha da FILIAL.
Agora quando eu vou fazer a DEFIS da MATRIZ acessando com a senha da MATRIZ diz que ja tem uma DEFIS em andamento e so aparece a opção para eu retifica-la estou confuso nao sei o que aconteceu. Alguem poderia me ajudar?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 14:26

Marisa Langher
Boa tarde!

Quando tem filial, soma os funcionários da matriz e da filial?


Resposta: Sim, no campo de Informações Econômicas e Fiscais - De toda a ME/EPP contempla as informações agrupadas da matriz e filial.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Cida Maróstica

Cida Maróstica

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 14:39

estou com o mesmo problema da Serebias Ribeiro qdo preencho as compras/vendas interestaduais só consigo selecionar um estado e na opção se houver mais informações clique aqui não fica habilitado, estou tentando desde de ontem e nada...ninguém merece um programa assim...se alguém tiver alguma solução por favor me ajudem...obrigada...

Cida Maróstica
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 14:45

Glaydson, a DEFIS é unica, englobando as informações da matriz e filiais, então não deverias ter apresentado a declaração de baixa da filial, pois na verdade estavas informando a baixa da matriz.

Página 9 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.