x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 117

acessos 36.249

DIPJ 2012 Lucro Presumido

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 21:17

José,


No seu exemplo, a receita a ser informada na DIPJ é de R$ 2.677,85.

Do valor apurado de IRPJ sobre a receita bruta (R$ 2.677,85), ira deduzir o IRRF (1,50%), gerando o saldo líquido a pagar de IRPJ e este valor é que sera informado na DCTF.



"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
MARIA DA CONCEICAO VIEIRA

Maria da Conceicao Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:50

Boa tarde a todos do forum,

Estou com duvidas no preenchimento da DIPJ/2012, gostaria que alguem me ajudasse a resolve-la, porque tenho que retificar minha declaracao. Preenchi a ficha 37-A, linha2 e linha 18, Arrendamento Mercantil a Pagar, quando eu peco para repetir valores estes não foram transportados, apresentando diferenca, dando aviso. Aconteceu este caso com alguem do forum? Alguem sabe me informar o por que?

CONCEIÇÃO
ELIANE MARIANO DOS SANTOS

Eliane Mariano dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 17:04

Boa tarde Maria da conceição!

Eu entendo que a Ficha 37-A deve ser preenchida com as alterações contábeis ref. a lei 11638/07, logo deve ser separado o vlr. a pg. de arrendamento mercantil dos outros pagamentos; sendo que a Ficha 37-E deve seguir os critérios em 31/12/07, ou seja antes da vigencia da nova lei, portanto esse valor deve estar agrupado em outra conta que era usada antes dos novos critérios, por ex, financiamentos a pagar.


José Edivan Silveira

José Edivan Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 19:45

No seu exemplo, a receita a ser informada na DIPJ é de R$ 2.677,85.

Do valor apurado de IRPJ sobre a receita bruta (R$ 2.677,85), ira deduzir o IRRF (1,50%), gerando o saldo líquido a pagar de IRPJ e este valor é que sera informado na DCTF.


Mario, Boa Noite...
Obrigado pôr sua ajuda...
Queria tirar mais uma dúvida...
O recibo vem da empresa assim:
RECIBO - 3.117,62
Comissões de Vendas - Valor Bruto 3.165,10
Imposto de Renda a Recolher 1,5% Renda 47,48
Valor líquido 3.117,62


Nesse caso :
Qual o valor que emito a NF??
Qual o valor que informo na DCTF???

Agradeço

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 22:18

Boa noite José,

Nas orientações a seguir, estou tomando por base que é sua empresa que esta emitindo a NF, esta correto meu entendimento ?

Assim sendo:

A NF deve ser emitida no valor de R$ 3.165,10, com o destaque do IRRF no valor de R$ 47,48;

Quem informa esta retenção de IRRF (R$ 47,48) na DCTF é o "Tomador dos seus serviços (Cliente).

Sua empresa deve informar esta receita no DACON no qual, sera informado o PIS e a COFINS devidos por esta receita caso seja somente esta receita no mês.

Em resumo, na DCTF de sua empresa, deve lançar os seguintes impostos/contribuições:

PIS;
COFINS;
CSLL;
IRPJ.


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Augusto Paulo

Augusto Paulo

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 15:17

Boa Tarde,

Estou com uma duvida e queria pedir a ajuda da experiencia dos amigos de forum.

Entreguei uma DIPJ 2012 no dia 28 de maio e ela ainda nao foi processada. Gostaria de saber se o processamento demora dessa maneira mesmo? Ou esse e um atraso pontual devido a algum problema?


Desde ja obrigado


Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 16:04

Boa tarde Edson,


Ver a seguir, solução de consulta da Receita Federal do Brasil para esta atividade:



MINISTÉRIO DA FAZENDA
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL


SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 23 de 07 de Novembro de 2008


--------------------------------------------------------------------------------

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ

EMENTA: IIMPOSTO DE RENDA DE PESSOA JURÍDICA (IRPJ). SERVIÇOS DE DESEMBARAÇO ADUANEIRO. INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS. ALÍQUOTA. A atividade de serviços de desembaraços aduaneiros é caracterizada como intermediação de negócios, e, desde que exercida exclusivamente e a receita bruta anual não ultrapasse o montante de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), a interessada deve aplicar, sobre a receita de prestação desses serviços, para o cálculo do imposto de renda sobre o lucro presumido, o percentual de 16% (dezesseis por cento).

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Izabel

Izabel

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 01:00

Boa Noite - Abri uma empresa de Arquitetura, Regime Lucro Presumido, em 23/05 fiz 2 DACON, baixei o DIJF mas não consegui preencher, o sistema não libera para nova declaração, sei que está vencida como devo proceder, a empresa não teve movimentação ainda.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 10:55

é normal mais fiz uma DIPJ 2012, em abril e ela ainda não esta aparecendo como recepicionada pela Receita Federal, lembro que tive problemas na hora da entrega,tinha mudado a versão entreguei na versão nova, mais o recibo só aparecu pra mim imprimir na versão antiga, tenho o recibo e tudo que foi entregue, se for problema o que devo fazer?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 11:24

Bom dia Mariza,


Se possui o recibo de entrega, não há motivo para se preocupar, deve ir consultando no Portal E-CAC, que mais cedo ou mais tarde, o resultado do processamento aparecerá.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 11:17

Bom dia,
Estamos com uma dúvida referente como conseguir importar o movimento do arquivo DIPJ 2011 para atualização 2012. Porque foi feito na empresa do lucro presumido esse movimento em 2011 estar gravado no PC, mas não sabemos como importar essa informação anexando movimento anteriores.

Gostaríamos de uma orientação!

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2013 | 10:15

Bom dia Joanice,

Neste caso você não pode distribuir lucros com base no resultado contábil, pois a empresa (comprovadamente) não mentém contabilidade regular. A rigor a própria empresa informou isto na DIPJ.

Nestes termos a alternativa que lhe resta é distribui-los com base nos percentuais de presunção de lucros.

...

joanice lopes linhares

Joanice Lopes Linhares

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2013 | 11:45

Muito obrigada Saulo.
Gostaria de saber se posso quando entregar a DPJ ano calendario 2012, informar a forma de escrituração como sendo contabil e distribuir lucros aos socios com base na escrituracao contabil?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2013 | 13:12

Boa tarde Joanice,

Se você elaborou a contabilidade regular desta empresa no ano em questão, não só pode como deve informar esta condição na DIPJ e distribuir os lucros com base nas Demonstrações Contábeis.

...

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 11 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 14:28


uma empresa de prestação de Serviços no lucro presumido EPP com regime de caixa e cumulativo sempre informamos na dipj que a forma de escrituração é pelo caixa, agora em 2013 referente a dipj com dados de 2012 iremos mudar a forma de escrituração para escrituração contabil, minha duvida é referente ao RTT pois nunca fizemos esta Opção como isto vai funcionar agora que mudamos a forma de escrituração isto é automatico não precisa mais optar, já vi que não estou obrigada ao Fcont, mais sim ao RTT, vi que devo apenas manter a memoria de calculo, como é isto, devo escriturar algo no meu programa de contabilidade referente ao RTT, pois lá vi que tem lalur e fcont? e na dipj 2013 que já baixei vi que tem a ficha 37E para ser preenchida os criterios em 31/12/2007, como vou preencher isto se antes eu só escriturava o livro caixa

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 10:17

Bom dia Pedro,


No seu caso, para o preenchimento da Ficha 14A, deve utilizar linha 05.



Linha 14A/05 - Receita Bruta Sujeita ao Percentual de 16%

Informar, nesta linha, a receita bruta no trimestre das atividades constantes do subitem 15.2.6.1.c.



Fonte : Menu "AJUDA" da DIPJ2013

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 13:49

Boa tarde Mariza

Para obter as respostas que procura, repita seu questionamento na sala "Contabilidade me Geral".

...

Émerson Martins Varjão

Émerson Martins Varjão

Iniciante DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quarta-Feira | 5 junho 2013 | 16:01

Boa Tarde,

Estou para transmitir uma declaração, de uma associação.

Minha duvida ocorre na Ficha 60, Identificação dos sócios e/ou Titulares. E se tratando de associação, não temos cotas e nem sócios.

Como devo proceder com esse preenchimento?

Agradeço atenção de todos.

ROMULO PONTINI

Romulo Pontini

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 11:31

Bom dia a todos,

preciso de dicas qto ao preenchimento da DIPJ 2013-2012 na opção de escrituração entre livro caixa e contábil.
São empresas prestadoras de serviço, enquadradas no lucro presumido, e o contador anterior faleceu a alguns meses, mas não fez a contabilidade, ou seja, estão há cerca de dois tres anos sem os livros Diário e Razão.
Sendo assím, estou sem condições de preencher a DIPJ com a opção contábil e "achando" ser melhor optar em livro caixa.

Por favor mandem dicas.

Obrigado,

Rômulo.

Rômulo Pontini
Página 4 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.