x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 3.359

Preenchimento da DASN 2012

Geraldo Antônio Pereira

Geraldo Antônio Pereira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 20:33

Prezados Colegas:

No item 11 da DASN 2012 do Ano-Calendário 2011 - Total de despesas no período abrangido pela declaração (R$), deve ser incluído o valor pago aos fornecedores pelas compras de mercadorias a prazo, bem como o valor pago pelas compras de mercadorias a vista?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 09:21

Geraldo,

No preenchimento deste campo da sua DASN, deverá ser considerado o valor das despeas constantes na DRE da empresa, a aquisição de mercadorias, seja a vista ou a prazo, não é considerado despesa, somente quando da venda dessas mercadorias, do qual compõem o Custo da Mercadoria (CMV ou CPV).

Espero ter ajudado.

"100% focado onde houver 1% de chance"
MARIA DA CONCEICAO VIEIRA

Maria da Conceicao Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 14:58

Boa Tarde Paulo e Geraldo,
Desculpe se eu estiver errada,pode me retornar por favor,mas pode ate veriifcar sobre este mesmo assunto no forum, mas acho que o Paulo cometeu um engano, deve-se informar a título de despesas somente as despesas administrativas, acrescidas dos imposnto recolhido no simples e mais outros impostos se tiver, como por exemplo ISS, Etc... , CMV e CPV sãó custos e não despesas...ok!
Abrços

CONCEIÇÃO
Jorge Luiz Adorno da Silva

Jorge Luiz Adorno da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 15:01

Boa tarde!!!

nos Campos da DASN 2012

12. Total de entradas interestaduais por UF. Para inserir novas ocorrências. Devo colocar só as mercadorias de Compra para revender ou também as entradas das despesas, devoluções ou seja tudo que saiu para outro estado????

13. Total de saídas interestaduais por UF. Para inserir novas ocorrências. Devo colocar só as mercadorias de Saída "Vendas" ou devo informar todas as saídas para outro estado????

Jorge Luiz Adorno da Silva
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 15:09

Maria,

Considero despesa, tudo o que envolve e afeta o resultado da entidade.

Caso você não acrescente os valores referente CPF/CMV o cruzamento de informações na própria DASN, não estará correto no meu ponto de vista.

O que vosso complementou é válido, também tive a mesma dúvida anos atrás, e a orientação que obtive é que fosse incluído todos os custos e despesas que compõem a DRE.

Abraço!

"100% focado onde houver 1% de chance"
MARIA DA CONCEICAO VIEIRA

Maria da Conceicao Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 15:32

Oi Paulo,

Vou procurar me informar, fica esta duvida agora. Voce obteve esta orientacao em algum orgao? O manual não é muito claro.
Qualquer novidade, posto aqui, ok! Outras pessoas do forum, que tiverem outras informações a respeito, por favor poste aqui.

CONCEIÇÃO
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 16:03

Maria,

Fiz uma consulta, junto a uma empresa de Consultoria e obtive a
seguinte resposta quanto as informações no campo TOTAL DE DESPESAS DO PERIODO:

Entendemos que os custos deverão ser considerados "para fins da declaração" como despesas pagas, visto que representam desembolso para a empresa, independente da nomenclatura utilizada para o gasto.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Maria de Lourdes Teixeira

Maria de Lourdes Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 19:01


Boa Noite!

Estou com um cliente que tem uma pequena loja no ramo de vestuário é do Siples Nacional. Durante o exercício de 2011, ele não contratou funcionário, seu movimento NFs de entradas e vendas, não registrou nada no Livro caixa, tem apenas documentos das despesas pagas como aluguel da loja, telefone, energia eletrica e outros. Pergunto tenho que lançar essas despesas na DASN, sem está registradas no lvro caixa?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 08:00

Bom dia Maria,

Se houve pagamento de despesas, em contrapartida ocorreu movimentação no Caixa da empresa, devendo essas informações serão transportadas para a DASN de 2012.

Abraços!!

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.