x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 5.432

Informações do cônjuge

Paulo SM

Paulo Sm

Bronze DIVISÃO 2
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 22:39

Olá,

A ficha informações do cônjuge do IRPF 2012 deve ser preenchida na situação abaixo?

- A declaração é do marido,
- A esposa não está informada como dependente;
- Não há bens em conjunto na declaração do marido;
- A esposa trabalha em uma empresa, mas está isenta de declarar;

Já pesquisei bastante sobre o assunto, mas continuo com essa dúvida.

Obrigado,

Paulo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 08:38

Bom dia Paulo,

Se os bens comuns do casal não estiverem informados na declaração do marido os dados referentes ao conjuge não devem ser informados,

informe apenas o número do CPF e responda negativamente a pergunta "O cônjuge apresentou declaração de ajuste anual do Exercicio 2012"

...

Nilton Cesar de Moraes

Nilton Cesar de Moraes

Iniciante DIVISÃO 2, Supervisor(a) Operacional
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 12:10

Bom dia Prezados

Estou com duvida nessa questão, minha esposa trabalhou em 2011 mas é isenta, não está como minha dependente, como lanço na ficha inf. do cônjuge os valores que ela recebeu, apenas para justificar a evolução do patrimônio ou só o cpf?

Att

Nilton

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 15:45

Boa tarde Nilton

Informe apenas o CPF, apresente a DIRPF de sua esposa mesmo estando desobrigada da apresentação da DIRPF e responda "SIM" a pergunta "O cônjuge apresentou declaração de ajuste anual do Exercicio 2012" Não informe valores.

Isto será bastante para justificar acréscimo em sua evolução patrimonial pois a Receita irá confirmar os rendimentos dela.

...

Paulo SM

Paulo Sm

Bronze DIVISÃO 2
há 12 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 08:58

Bom dia Saulo,

Devo considerar bens em comum, uma aplicação, gerada após o casamento, mas que está em uma conta apenas no nome do marido?

Como informação, a renda do marido comporta essa aplicação.

Obrigado,

Paulo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.