x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.332

Pessoa Jurídica Rural

Alyne Ribeiro Benith

Alyne Ribeiro Benith

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 14:15

Olá!
Tenho um cliente que possui fazendas, então existe um CNPJ atribuído ao nome dele, quanto aos ganhos provenientes do arrendamento dessa fazenda, eu pergunto:
- Esses ganhos devem ser discriminados no IRPF dele?
- Existe algum tipo de Declaração de Pessoa Jurídica rural?
Agradeço desde já!
Alyne

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 14:30

A fazenda esta em nome da pessoa fisica ou juridica? pois, se estiver na pessoa juridica sera tributada na PJ, se estiver na PF será tributada na PF.
As declarações PJ rural são as mesmas das PJ em geral.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Alyne Ribeiro Benith

Alyne Ribeiro Benith

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 15:02

Guto, o CNPJ da fazenda é o nome do cliente tipo: Anderson da Silva e outros.
Esse outros, significa os outros herdeiros. Essa fazenda está arrendada para uma usina e essa usina manda o informe de rendimentos em nome do meu cliente, na pessoa física, com o seu CPF. Devo declarar esse informe, certo?
Atenciosamente.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 17:04

Se tiver CNPJ não é herdeiros PF, mas sim socios da empresa.

Essa fazenda está arrendada para uma usina e essa usina manda o informe de rendimentos em nome do meu cliente, na pessoa física, com o seu CPF. Devo declarar esse informe, certo?

Veja bem, se tem CNPJ(cadastro nacional pessoa juridica) é uma empresa, ou seja, os pagamentos deveriam vir em nome da empresa e tributada IR da empresa. Agora se a usina mandou informe de rendimento em nome da PF, as vezes esta fazenda não esta em nome da empresa e sim em nome da PF socia da empresa, esta deve ser sua confusao. Deve declarar este informe sim.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.