x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 774

DIRPF - Plano de sáude pagos pela empresa

Manoel Gonçalves Filho

Manoel Gonçalves Filho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 08:56

Saudações a todos!

Estou fazendo uma declaração de imposto de renda pessoa física e me deparei com o seguinte caso:

1 - A empresa contratante disponibiliza a seus funcionários um plano de saúde empresarial cujo pagamento é feito pela empresa contratante, que desconta 50% do valor de seus funcionários.

2 - A empresa contratante, através do informe de rendimento, demonstra o valor descontato do funcionário referente ao plano de saúde.

3 - Através de pesquisa, encontrei que posso informar esse valor de desconto para fins de abatimento da base de imposto de renda na ficha Pagamentos e Doações da DIRPF 2012.

4 - Minha dúvida é a seguinte: De qual empresa devo informar os dados nesta ficha, da empresa contratante que efetuou o pagamento e descontou de seus funcionários ou da empresa prestadora do plano de saúde?

Desde já agradeço.

Manoel
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 12:06

Bom dia Guto,


Sim é dedutível, observadas as regras para dedução como despesas médicas do titular e dependentes.

Deve lançar na Ficha "Pagamentos e Doações Efetuados", código 26.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.