x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 5.146

opção pelo lucro real

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 23:21

Boa Tarde,

Prezado Cleonir,

A opçao é feita quando do pagamento do tributo ou envio da obrigacao acessoria, o que acontecer primeiro, pelo codigo do darf ou pelo cadastro na dctf/dacon se pago ou enviados estes definiram a sua opcao, a qual é irretratavel para este ano de 2012.

Isto remete a dizer que se voce ja efetuou algum pagamento de pis/cofins ou se já enviou dctf/dacon já fez a opcao, mas caso nao tenho realizado qualquer pagamento de tributo ou enviado qualquer obrigacao acessoria, entao podera fazer a opcao, pois ela se dá pelo pagamento do darf ou do envio da obrigacao acessoria, o que ocorrer primeiro.

Alerto para ficar atento com as obrigacoes acessorias de uma empresa tributada pelo lucro real, em razao e-pis/cofins/contribuicoes, bem como com a contabilidade, escritura contabil comercial obrigatoria.

Se definir pelo lucro real, devera escolher a modalidade, ou sea, lucro real anual estimativa ou lucro real trimestral, sao situacoes diferentes, e farao grande diferenca no seu caixa.

Sugiro simular um cenario em relacao a faturamento/custos e despesas projetando o ano de 2012 completo.

Outra questao é a situacao do CMV (Apuracao do custo da mercadoria vendida), se trabalhar com comercio ou industria, devera ter um software para o controle do estoque, bem como a apuracao do CMV, para que possa apurar corretamente o resultado, seja mensalmente ou trimestralmente, dependendo do que for optar.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia


.

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.