x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.001

IR , Pensão e Alimentados

Martin Goebbels

Martin Goebbels

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 14:52

Bom dia/tarde/noite,

Estou vivendo um processo de separação Judicial, iniciado com oferta de Alimentos aos 2 filhos menores de 12 (2000) e 14 (1998) anos.

O processo ainda está em andamento, com decisão provisória ratificando a oferta que se constitui da seguinte forma:

Pensão Alimentícia para os dependentes menores : R$ 5.000,00 / mês
Forma de pagamento:
R$ 4.500 : Escola/Transporte Escolar/Plano de Saúde - pago diretamente aos prestadores dos serviços
R$ 500 : Depósito/Transferência de Recursos ou Cheque à mãe.

OBS:
1 - A decisão Judicial, ainda que provisória, é de Setembro/2011.
2 - Apenas o plano de saúde ( dependentes ) é descontado de folha de pagamento.
3 - A mãe detém a guarda provisória dos menores.


Perguntas:

1 - Posso/devo declarar os meus filhos como dependentes, alimentados ou ambos?
2 - Os valores gastos 4.500 e 500 devo lançar separadamente? como?
3 - Outros valores gastos com os alimentados, inclusive médicos, mas não incluidos na pensão alimentícia, podem ser declarados? Neste caso, mesmo que não dedutíveis, afetam a composição patrimonial.
Agradeço a atenção e a ajuda

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 16:17

Se a guarda dos filhos é da mãe, você não poderá declará-los como dependentes. Deverá declará-los como "alimentados".
Com relação aos valores pagos, lance tudo separadamente. Pensão, instrução e saúde, informando em cada um o cnpj ou cpf da fonte recebedora dos recursos. Nesse caso, as despesas serão com "alimentados" e não com dependentes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.