x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 4.097

Problemas com o Gcap 2011

erik de akmeida dijkstra

Erik de Akmeida Dijkstra

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Civil
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 00:04

Olá a todos,

Se alguem puder me ajudar já seou grato desde já:. Vendi um imovel em 2010 a prestações sendo que a ultima foi em 2011. Utilizando o programa GCAP 2011, calculei e paguei o imposto devido, mas só agora na hora de transpor para o IRPF2012 vejo que na consolidação de resultados do GCAP2011 aparece valor (0.00) nos rendimentos sujeitos a tributação exclusiva, que na verdade deveria ser o meu ganho de capital. É estranho... a única maneira de este valor aparecer é se eu mudo a data de alienação para 2011. Como faço para ter esse valor do ganho de capital na minha declaração?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 08:24

Oi Erik, Como a venda foi em 2010, voce devia ter apurado o GAnho de Capital e informado na DIRPF de 2011. Quanto a venda a prazo, em 2011 voce devia ter informado na coluna ANO DA DECLARAÇÃO, o valor que faltava pra voce receber, e agora em 2012, como ja recebeu tudo, ficaria em 31.12.2011 zerado. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
erik de akmeida dijkstra

Erik de Akmeida Dijkstra

há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 10:24

Oi Jose, obrigado pela prontidão na resposta. Veja só, a venda foi em 2010, recebi um sinal apurei no Gcap2010 paguei o imposto e lancei na DIRPF2011. Em 2011 quando recebi o restante fui obrigado a lançar esse montante no GCap2011 e apurado o ganho de capital desta parcela, só que o programa não lança o meu ganho de capital só o imposto devido e pago. Na minha declaração de bens em 31.12.2011 já esta zerada, porque recebi, mas na parte de rendimentos com tributação sujeitos a tributação exclusiva deveria ter meu (ganho de capital- imposto pago), mas o programa não lança. Será que posso lançar esse valor como outros rendimentos recebidos pelo titular e aí especifico?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 10:37

Oi Erick, NÃO pode lançar como Rendimentos parcela recebida de venda de bens, faça como eu te informei acima. abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
erik de akmeida dijkstra

Erik de Akmeida Dijkstra

há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 14:05

Oi José,

Na verdade não é a parcela, mas o ganho de capital que tive com o imóvel. Se recebi parcela em 2011, tive ganho de capital neste mesmo ano e deveria informar em Rendimentos Sujeitos a Tributação exclusiva no item 02. Ganhos de capital na alienação de bens e direitos. Porque em na Dirpf 2011 fiz o mesmo processo e apareceu neste item o meu ganho de capital. Não é isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.