x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 7.614

IRPF - Decore - Finaciamento Caixa

ThiagoInfo

Thiagoinfo

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 17:20

Srs.

Gostaria de um auxilio, já tirei muitas dúvidas aqui, porém tenho mais uma.
Sou MEI já desde setembro/2009 e fiz o DASN normalmente com a renda bruta de R$ 27600,00 anual. No período de IRPF fiz o preenchimento conforme orientando em um tópico que abrir aqui.

R$ 27600 - 16% = R$ 4416
No campo 9 Rendimentos isentos não tributáveis.

R$ 27600 - R$ 4416 = R$ 23184
Em rendimentos tributáveis Recebidos de PJ pelo titular. Não paguei imposto pelo desconto simplificado.

Tem 1 mês que tenho um processo na caixa para financiamento de imóvel (minha casa minha vida), alguns dias atrás eles me ligaram exigindo um decore. Fiz o decore com uma renda de R$ 6900 trimestral.

Hoje eles me ligaram e estão querendo o DARF do decore para usar a renda como R$ 2300, mas não entendi que DARF seria este. Não tenho DARF a pagar pelo IRPF pois não foi gerado nenhum imposto a pagar.

Segundo ela sem o DARF eles irão considerar a minha renda como R$ 23182 / 12 = R$ 1932.

A pergunta é: o raciocínio está correto? E porquê os meus 4416 não entra?

Marquei uma entrevista com o gerente, mas queria tirar minhas dúvidas aqui antes, há alguma forma de explicar ou tentar convencer ele que minha renda bruta total é de R$ 27600,00? Pois com com esse valor de R$ 23182 a entrada vai subir muito pra mim.

Grato.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 5 maio 2012 | 14:36

1. A Caixa sempre exige Darf (recolhimento do Carne-Leão) de salários acima do limite de isenção.
2. No seu caso, você não precisa recolher o Carnê-Leão sobre essa renda, pois ela é resultado do Lucro da sua empresa - que legalmente é isenta de IR.
3. Leve a sua Declaração e a da Empresa e demonstre ao gerente que essa renda não é Tributada.

APARECIDA MOTA
ThiagoInfo

Thiagoinfo

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 12 anos Sábado | 5 maio 2012 | 18:57

Aparecida Mota,

Agradeço pelo esclarecimento, precisava ter certeza antes de tentar explicar ao gerente.

Eu tenho todos papeis já com eles, acho que eles estão confundido a minha renda e até mesmo o MEI eles parecem desconhecer.

Mas com essa entrevista tentarei demonstrar pra eles conforme orientando.

ThiagoInfo

Thiagoinfo

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 14:32

Pessoal,

Talvez muita gente pode vir a ter essa mesma dúvida e gostaria que ajudasse quem precisar.

Depois de ler as orientações aqui, fui na entrevista que marquei com o gerente da caixa, levando até impresso essas orientações. Apesar entrevista marcada, acabei esperando um pouco, mas faz parte.

Quando o gerente me atendeu ( terça-feira 08/05), tive uma bela surpresa. Ele disse que me cadastro já estava aprovado, com a renda em R$ 2.300,00 e o decore que tinha feito (o modelo antigo), ele me devolveu e disse que não precisava. No fim das contas, tudo não passou de falta de informação, desde a solicitação do decore até o DARF.

No dia seguinte ( quarta-feira 09/05), o construtor já me ligou para ir assinar o contrato as 11h. Enfim deu tudo certo.

Gostaria de agradecer a todos, que me ajudou bastante, desde a elaboração do IRPF até o financiamento e dúvidas do MEI.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.