x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 3.297

Micro Empreendedor Individual

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 15:05

Boa tarde !

O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado.

Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) , o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

mais infomrações aqui nesse link:
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

Att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Roseli Reptczuk

Roseli Reptczuk

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 22:12

Boa noite,

Estive procurando esse tópico e acho que pra minha dúvida ele é perfeito.
Pretendo abri um empresa MEI, mas estou com algumas dúvidas em relação ao futuro, porque parece que o Governo está sendo muito generoso, mensalidade de 37,00, sem custas de abertura, mas enfim... vamos lá ao questionamento... vou fazer minha "contabilidade" em casa, nada formal, como o Contador faz, mas e no próximo ano como vou fazer minha Declaração de IR, o faturamento vou declarar em uma declaração no final do ano, mas e como vou compor minha renda PF, pq em empresa normal o Contador emite uma declaração chamada Decore e nesse caso que não terá um declaração formal? vou poder informar qualquer valor?
Se puderem me ajudar agradeço,
Roseli

JOSE ORMINDO DA SILVA

Jose Ormindo da Silva

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 23:02

Para se formalizar como microempreendedor,basta acessar o portaldo empreendedor, ou dirige-se ao Sebrae para orientaçôes de como proceder,geralmente é a própria pessoa que se formaliza preenchendo o formulário no portal,e em seguida imprimindo a sua documentaçâo par dar início a sua atividade

Amo minha familia meu maior patrimônio.
JOSE ORMINDO DA SILVA
AUXILIAR DE CONTABILIDADE
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 19 maio 2012 | 18:32

Boa noite Roseli,

...e nesse caso que não terá um declaração formal? vou poder informar qualquer valor?

Narturalmente como Microempreendedor você não poderá "informar qualquer valor", pois o rendimento anual do MEI está limitado a R$ 60.000,00.

...

Roseli Reptczuk

Roseli Reptczuk

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Financeiro
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 20:34

Boa noite Saulo,

Então sei que meu faturamento anual deve ser no máximo 60.000,00 até aí ok, não acredito que no início eu tenha problema em relação a isso, mas em relaçaõ ao meu imposto de renda pessoa física, pq na parte juridica é tranquila, li todo o site, mas na parte fisica como vou informar meus rendimentos digamos na DIRPF 2013? talves eu esteja preocupada antecipadamente, mas digamos um exemplo: posso faturar até 5000,00 por mes, tirando as despesas com a empresa, eu tenha um lucro de 2500,00 vou repassar isso para pessoa física. Na DIRPF vou declarar como Distribuição de Lucros? vou pagar imposto sobre esse valor?? Como será?
Essa é minha pergunta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.