x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.267

Malha Fina - IRPF: Acompanhamento das declarações

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 09:38

Pessoal, bom dia.

A obrigação de nós contabilistas e contadores em relação ao imposto de renda pessoa física não se encerrou no último 30/04.

Na verdade, devemos nos ater ao acompanhamento dos processamentos dessas declarações por parte da Receita Federal, já que algumas dessas declarações podem estar com pendências e temos a chance de regularizá-las sem que o contribuinte seja penalizado com as pesadíssimas multas, ou seja, não devemos desperdiçar a possibilidade da espontaneidade concedida pelo leão.

No primeiro processo de malha após entrega da DIRPF, a Receita Federal se prende ao cruzamento das informações dos recebimentos declarados pelo contribuinte com a DIRF apresentada pelas fontes pagadoras.

Caso o contribuinte possua certificado digital (pessoa física), basta antes de elaborar a DIRPF, consultar no E-CAC as fontes pagadoras que informaram os rendimentos via DIRF.

Caso não possua tal certificado, aí só mesmo criando o código de acesso para verificar eventuais divergências.

Esse código de acesso tem duração de dois anos e o seu cadastramento, dependendo da quantidade de clientes a serem cadastrados pode ser trabalhoso, embora bastante simples. Basta que tenhamos em mãos os números dos recibos das duas ultimas declarações entregues (ou somente a última, caso seja a primeira apresentação), nº do CPF e data de nascimento do contribuinte. Cuidado especial deve ser tomado quanto à criação e guarda das senhas.

Vale lembrar que este trabalho preventivo (na verdade, um a garantia pelos serviços prestados) agregará qualidade aos serviços prestados, trazendo consigo a fidelização e confiança dispensadas pela pela clientela; que então sejamos justos com nós mesmo, cobrando preços compatíveis à responsabilidade assumida.

Por fim, visando colaborar com os colegas, elaborei (e estou utilizando) PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO junto à Receita Federal, anexada ao tópico, que poderá ser editada conforme necessidade de cada profissional. Depois de criada a primeira, poderá ser útil em exercícios seguintes.

Não deixem de fazer o acompanhamento periódico dos processamentos das DIRPF.

Criando código de acesso.

Att
Hugo.




Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 09:12

Hugo é muito valido o acompanhamento, mas hoje o governo não deixa mais a gente fazer nosso trabalho junto aos clientes, porque as declarações acessórias e o SPED vêm tomando todo nosso tempo.

Controlar isso seria ótimo, mas quando se tem muitas declarações fica quase impossível, tendo que repassar esse serviço para o próprio cliente (PF).

Estamos sofrendo muito com esse SPED, muda a cada mês e temos que da o jeito de resolver o que é inventado por eles. Não sou contra ao SPED, pelo contrario eu acho que é ele que vai valorizar nossa classe contábil, o erro está como vem sendo implantado.

Esse bloco P foi um absurdo, liberar uma versão a 5 dias da entrega e no final adiar em 1 dia. Aqui mesmo nesse fórum vi vários amigos sofrendo para aprender na "marra" a novidade e enviar nem que fosse com valores errados para não pagar multas de 5.000,00/mês. Eu não sei onde isso vai parar.

Nossa profissão era para servir os clientes e fazer um trabalho como esse sugerido no seu tópico, mas hoje passamos o ano só falando e resolvendo problema de SPED. Aqui no meu estado o SPED FISCAL é dispensado apenas para as empresas do SIMPLES, que já existe conversa que ano que vem também vai entrar, com o novo perfil “c” criado a menos de 1 mês.

Vem ai o SPED SOCIAL, nem resolvemos ainda o FISCAL, FCONT, CONTRIBUIÇÕES, ETC, já vai chegar outro...

Fica aqui meu desabafo, apesar de não servir de muita coisa, porque a gente só fala e não toma atitudes.

Grande abraço a todos!

Luiz Carlos Vilar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.