x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.179

Tributação da Variação Cambial

Marcos Vinícius Souza

Marcos Vinícius Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 16:19

Efetuei uma venda para o exterior no valor de $ 10.000,00 com a taxa de câmbio a R$ 2,00.
Emiti a nota fiscal com o valor de R$ 20.000,00.

Quando efetivamente recebi o valor desta venda, a taxa de câmbio estava em R$ 1,80 e foi depositado na minha conta o valor de R$ 18.000,00.

A apuração dos impostos é feita pelo Lucro Presumido no Regime de Caixa.

Qual destes dois valores eu devo apurar os meus impostos, R$ 20.000,00 ou 18.000,00?

Marcos Vinícius Souza
Analista Contábil
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 17:37

Boa tarde Marcos,

Se na DCTF você optou pelo "Critério de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Crédito (seu caso) e das Obrigações em função da Taxa de Câmbio" pelo "Regime de Caixa",

deverá - conforme opção assinalada - reconhecer e tributar tais receitas no mês de recebimento, ou seja pelo regime de caixa - R$ 18.000,00

Caso tenha optado pelo "Regime de Competência" a tributação é devida sobre os R$ 20.000,00 no mês da emissão da Nota Fiscal , pois este era o valor de sua venda segundo a taxa de câmbio vigente naquela data.

Nota
Evite a "cobrança" de resposta implicita na repetição de seu questionamento, pois é contra as regras do Fórum. Por se tratar de ambiente para simples troca de informações, portanto gratuitas, a resposta dependerá do tempo, do conhecimento e da boa vontade de quem se dispuser orientá-lo.

...

Em Tempo: A opção por qualquer um dos dois regimes será irretratável por todo o ano em curso.

Marcos Vinícius Souza

Marcos Vinícius Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 09:09

Saulo, bom dia!

Primeiramente, agradeço a sua ajuda.

depois, eu só cobrei pois achei que assim, o meu tópico ficaria mais visível, peço desculpas.

acerca da variação, vamos colocar o inverso.

e se o dolar fechasse em R$ 2,20 e o meu recebimento tivesse sido R$ 22.000,00.

receita operacional: R$ 20.000,00 (base para presunção)
receita financeira: R$ 2.000,00 (diretamente na alíquota)

ficaria como acima? se for, tem uma base legal para que eu possa anexar.


Marcos Vinícius Souza
Analista Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.