x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 785

Distribuição de lucros

EVANDRO DOS SANTOS MIRANDA

Evandro dos Santos Miranda

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 maio 2012 | 10:46

Bom dia,

Tenho acompanhado todas as dúvidas de nossos colegas atraves do Fórum Contabeis, mesma assim ainda tenho duvida sobre a distribuição de Lucros (antecipado) se é que posso falar assim. No meu caso é o segueinte:

Uma empresa aonde consta em seu contrato social a seguinte Clausula:

"O Exercício Social coincidirá com o ano civil, e ao termino de cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador prestara contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios, na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apurados".

Poderá essa empresa (Lucro Presumido) distribuir lucros de resultados atraves de escrituração contabil (levantar balanços intermediarios, Trimestral ou em periodos menores) a qualquer momento ou tem que constar essa forma de distribuição no contrato social? e como ficaria essa clausula?

espero que tenha entedido a pergunta.

Evandro Miranda

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Domingo | 20 maio 2012 | 20:19

Boa noite Evandro,

Nada impede aos sócios (desde que de comum acordo) de promoverem a distribuição de lucros em meses diferentes de Dezembro.

Para tanto tudo o que precisam é que provem contabilmente (ou não) que a empresa apurou lucros naquele período, que hajam disponibilidades e que a empresa não esteja em débito junto a Receita Federal e a Previdência Social.

Naturalmente se a prática de distribuir lucros tornar-se habitual, há que se promover alteração no Contrato Social com vistas a mudança na cláusula que restringe a distribuição apenas no mês de Dezembro.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.