x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.625

Forma de tributação de uma empresa

Sydney Barbosa da Silva Junior

Sydney Barbosa da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 21:37

Boa noite pessoal!

Quero uma posição de contadores mais experientes sobre um assunto, que é o seguinte:
Fazemos contabilidade de uma empresa construtora civil, e ela é tributada pelo SN, a contribuição dela com o imposto do
SN no caso o DAS esta sendo alta para a construtora que é de pequeno porte e chega a pagar até 11 mil reais de guia de DAS. Ele questiona que tem empresas do mesmo ramo com faturamentos mensais muito maior e pagam até 1/3 do seu valor de imposto, e também conversei com um auditor que havia falado que tem como diminuir a sua carga tributária por ele emitir NF de serviço que é dividida em serviço e mão-de-obra em valores iguais.

Alguém sabe algo a respeito? Ou algum outro jeito que possa me ajudar com essa empresa?

Grato.

Sydney Barbosa da Silva Junior

Sydney Barbosa da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 08:40

Olá Guto, bom dia e obrigado por ajudar!

Sim, realmente é o que devemos fazer! Mais como eu disse na pergunta que o auditor me informou, ele havia dito algo sobre uma lei talvez, ou outro, que diminui a carga tributária de empresas do ramo que tiram notas de serviços junto com mão-de-obra. Que ele havia reduzido uma empresa de 32% para 8% se não me engano!!

Sabe algo sobre isso?

Grato!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 08:51

Olá Bom dia!

Como disse o Guto, é necessário fazer uma simulação de um período considerável, calculando-se os tributos com base no Lucro Presumido e Real.

Vale dizer que não é tão simples assim, pois envolvem um estudo específico para a empresa, pois o que pode mais influenciar é a folha de Pagamento, onde a empresa fora do Simples Nacional irá recolher mais Previdência Social e a quantidade de funcionários certamente irá influenciar.

Outra questão é a coleta de documentos hábeis para contabilizar no caso de Lucro Real, vai exigir um controle mais apurado do caixa, bancos, fornecedores, enfim, para que se possa ter uma apuração de lucros que realmente possa ser considerável ao ponto de diminuir a carga tributária.

Perquise aqui no Fórum sobre formas de tributação e contrutoras que já existe material à respeito.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 09:36

Sydney , no caso de reduzir de 32% p/ 8% esta empresa esta no lucro presumido. Pelo que eu intendi ele separou as notas fiscais de venda das notas de serviços. Pois, venda utiliza-se presunção de 8% e serviços de 32%. Mas como disse o colega o Gilberto, lucro real estará sujeito ao SPED contabil e outras obrigações acessorias que devem influenciar na escolha do regime de tributação. Uma forma resumida de se comparar um regime com o outro seria prever qual seria o lucro da empresa em relação à sua receita bruta. Sendo esta relação superior ao percentual de presunção, o Lucro Presumido seria a melhor escolha; sendo a relação menor, o Lucro Real resultará em menor ônus tributário.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Sydney Barbosa da Silva Junior

Sydney Barbosa da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 09:55

Olá meus caros colegas!

Obrigado pelas respostas!

Então será mesmo o melhor a se fazer, um Planejamento da tributação.
Eu tenho que ler mais sobre o assunto pois ainda não estou totalmente ciente de como faze-lo já que ainda sou um contador em formação (rsrs), mais estou sempre procurando aprender e me informar sobre os assuntos buscando ajuda, como aqui no fórum!

Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.