x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 17

acessos 2.023

Opção por Lucro Presumido

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 21:44

Boa noite, Jose Ormindo da Silva

De acordo com Regulamento do Imposto de Renda e a legislação conexa, quando uma empresa não for optante pelo Simples Nacional ela expressará sua opção por regime de tributação (lucro presumido ou real) quando fizer o primeiro recolhimento de tributos no ano-calendário em curso.

Saudações

Nota:
O título deste tópico era "Informação".
Obervermos que todos procuram informações por aqui.
Recomendo-lhe que, ao criar outro tópico, lhe seja atribuído um título mais específico, como eu fiz, na qualidade de moderador, editando o nome e utilzando um que mais se aproxima ao teor da dúvida.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
JOSE ORMINDO DA SILVA

Jose Ormindo da Silva

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 22:02

Valeu Ricardo pela orientaçâo,Gostaria de saber ainda,como proceder na abertura de uma Empresa.quais os primeiros passos.

Amo minha familia meu maior patrimônio.
JOSE ORMINDO DA SILVA
AUXILIAR DE CONTABILIDADE
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 26 maio 2012 | 10:22

Bom dia, Jose Ormindo da Silva

Informações sobre a constituição de empresas podem ser encontradas na sala de "Registro de Empresas", pois esta aqui é direcionada apenas à "Legislação Federal", envolvendo análise se tributos desta esfera.

Apenas adiantando o assunto informo que a "abertura de uma empresa" consiste em procedimentos sequenciais envolvendo a inscrição em todas as esferas: federal, estadual ou municipal.

De modo grosseiro podemos resumir da seguinte forma:

Se for uma sociedade é necessário redigir o contrato e o registrar na Junta Comercial (sociedade empresarial) ou no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica (sociedade simples) .

Tendo o cartório registrado no órgão competente é dado entrada no processo de obtenção de CNPJ (que geralmente é integrado à inscrição no Estado - inscrição estadual - se houver movimentação de marcadorias)

Com os processos anteriores finalizados é solicitado à prefeitura municipal o Alvaráde licença.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
JOSE ORMINDO DA SILVA

Jose Ormindo da Silva

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 26 maio 2012 | 18:43

Boa noite Ricardo.A sua orientaçâo me deixou bastante satisfeito,vou procurar a cada dia melhorar nas minhas perguntas.Que Deus esteja sempre com voçê. Um abraço.

Amo minha familia meu maior patrimônio.
JOSE ORMINDO DA SILVA
AUXILIAR DE CONTABILIDADE
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 21:46

Contabilistas, boa noite.

Estou com uma dúvida.
Tenho uma empresa que é Lucro Presumido, se eu abrir a filial dela eu posso abrir com Simples Nacional?

Posso fazer o enquadramento?

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:05

Boa tarde Thiago

Quais os tipos de empresas enquadradas no Simples Nacional?
Quais os tipos de empresas enquadradas no Lucro Presumido?
Quais os tipos de empresas enquadradas no Lucro Real?

Pela generalização implícita em seu questionamento, certamente ninguém o responderá, pois isto significaria considerar dezenas de aspectos.

Diga-nos quais as atividades que sua empresa explora e lhe diremos do sistema tributário mais adequado a ela.

...

Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:28

Saulo, eu deixei a pergunta muito vaga mesmo.

Eu gostaria de uma explicação sobre a diferença de cada um, a diferença é no valor dos impostos cobrados?
Eu tenho uma matriz que é Lucro Presumido, eu posso abrir uma filial com outro tipo de enquadramento? ou tenho que manter no lucro presumido?

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
------------
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:29

Tenho dúvidas em relação ao tipo de enquadramento, me ajudem.!

Atenciosamente

Tiago Vecchi - Contador
------------
------------
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:34

Saulo, agora eu entendi, muito obrigado.

Eu achei que daria para abrir como lucro presumido depois transferir para lucro presumido

Tiago Vecchi - Contador
------------
------------
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:35

Saulo, você poderia me passar uma breve explicação sobre a diferença entre os 3 tipos de enquadramento?

Tiago Vecchi - Contador
------------
------------
Vanessa Novais

Vanessa Novais

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:37

Tiago,

A relação mais básica que podemos lhe colocar em relação a cada tipo de tributação, inicialmente poderia ser o Imposto a ser pago, baseado nas alíquotas aplicáveis.
Mas cada caso é um caso.
Para que possamos analisar melhor, precisaríamos saber qual a atividade da empresa e ai fazer uma análise comparando a atividade, o porte, a capacidade financeira atual, entre outros detalhes.

Empresas enquadradas no Simples, pagam seus impostos baseados no faturamento bruto, o que pode ocorrer também em casos de Lucro Presumido. Já no Lucro Real o pagamento dos impostos será sobre o Lucro Líquido.

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)

https://www.contactta.com.br
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:41

Vanessa.

Obrigado pela sua explicação, então tudo gira sobre o tipo de serviço e sobre faturamento e impostos né?

Tiago Vecchi - Contador
------------
------------
Vanessa Novais

Vanessa Novais

há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:47

Na verdade Tiago, para a escolha de tributação existem vários aspectos a serem analisados.

Mas nem todas as empresas podem ser optantes do Simples Nacional, por exemplo, dependendo da atividade e faturamento.
Para algumas mesmo podendo optar, já não compensa dependendo do seu porte e faturamento.

Então há pontos a serem analisados na hora de escolher.

O interessante é analisar bem agora, juntamente com seu contador, pois as mudanças de tributação podem ser feitas sempre em Janeiro. Talvez este seja o momento.

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)

Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:50

Vanessa, eu sou o contador mais com pouca experiência fiscal, haha.
Trabalho com Regularização mais, rsrs.

Obrigado pela explicação, você tirou minhas dúvidas.

Atenciosamente

Tiago Vecchi - Contador
------------
------------
Vanessa Novais

Vanessa Novais

há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 15:00

Certo Tiago,

Experiência vamos adquirindo juntos.

Uma sugestão, é que no próprio site do fórum existe uma consulta que você faz com CNAE da empresa para saber se a atividade é permitida ou não a opção do Simples Nacional. Já é um começo na sua análise.
O link é https://www.contabeis.com.br/ferramentas/simples-nacional/

Boa Sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.