x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.082

Melhor regime tributário

MISLENE CARVALHO DIAS

Mislene Carvalho Dias

Prata DIVISÃO 1, Gerente Financeiro
há 12 anos Domingo | 27 maio 2012 | 22:06

Boa noite,

Iniciei as atividades em meu escritório a poucos meses, estou precisando de uma orientação sobre a melhor escolha do regime tributário de uma sociedade simples, no ramo de engenharia elétrica, constituída com o intuito de participar em licitações.
Gostaria também, de saber os procedimentos corretos em relação ao fisco.

Agradeço.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 14:10

Boa tarde Mislene,

... Iniciei as atividades em meu escritório a poucos meses,

Considerando sua afirmação, me permita lhe dar uma dica.

O percentual de presunção de lucros para prestadoras de serviços caracterizadamente de profissão regulamentada, na sistemática do Lucro Presumido é de 32%, ou seja, você pagará o IRPJ e a CSLL sobre 32% de suas receitas normais por ser este o lucro presumido.

Na sistemática do Lucro Real o IRPJ e a CSLL incidem sobre o lucro real propriamente dito, ou seja, sobre as receitas menos os custos e despesas.

Face a isto será simples determinar qual sistema tributário será o menos oneroso (mais vantajoso).

Se sua empresa não tiver mais de 68% de despesas (100 - 32) não será interessante a tributação pelo Lucro Real.

Não considerei ainda o direito ao crédito do PIS e da COFINS Não-cumulativos porque nesta tipo de atividade o crédito é irrelevante.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 19:45

Boa noite Mislene,

Ainda que a tributação pelo lucro real seja comprovadamente a menos onerosa, você deve considerar ainda outros aspectos.

A contabilidade (por exemplo) é bem mais "exigente", pois tais empresas estão obrigadas a Escrituração Fiscal Digital (ECD ou Sped Contábil) ao EFD Contribuições, EFD Fiscal, ao futuro e-LALUR, ao FCont e outras obrigações cujas multas são simplesmente confiscatórias.

Diante de tanta responsabilidade e com o "peso" das multas pairando sobre sua cabeça o valor a ser cobrado (seus honorários) deve ser no mínimo compensatório.

Entretanto, você tem uma vantagem: Pode contar conosco, ou seja, tem um "Forum Inteiro" a sua disposição.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.