x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.655

venda de imobilizado

GEISIANY ALVES

Geisiany Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 12:16

ola, tenho um cliente que vai vender um ativo imobilizado,mais precisamente uma carretinha de moto.
Gostaria de saber como fazer o calculo de depreciação.
se tem algum imposto a pagar para receita federal sobre a venda de imobilizado ( se nao me engano tem que pagar uma darf

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência!
Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 17:27

Geisiany,

A depreciação contábil você faz seguindo o tempo de vida determinado pela SRF no caso, pode-se dizer que a carretinha equipara-se a um veiculo, então seria 20% ao ano.
A receita da venda do ativo imobilizado não tem tributação imediata, só precisa checar a questão do ICMS, mas o Pis e Cofins é isento e o IRPJ e CSLL você paga junto com a apuração do resultado da empresa, se lucro presumido no trimestre da emissaõ da NF, ou no final do ano pelo lucro real, ou no mes se fizer estimativa mensal...

GEISIANY ALVES

Geisiany Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 15:56

Guto Munarin, vc sabe me passar a formula do calculo?

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência!
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 14:37

Boa tarde! Posso vender um ativo imobilizado que tem menos de 1 mês que comprei?

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 14:41

Boa tarde Tita

Você pode vendê-lo até no dia seguinte ao da compra se assim lhe convir.

Neste caso o ganho de capital será a diferença positiva entre o custo de aquisição e o valor da alienação.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.