x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 8.811

Matriz e filiais - Dúvidas s/ apuração e vantagem

Fernando Souza

Fernando Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 10:52

Bom dia, sou estudante e tenho uma dúvida sobre as vantagens de matriz e filiais.
Na apuração do simples nacional, ir lucro presumido e lucro real nas sociedades que possuem filiais, a apuração desses impostos são feitas centralizadas na matriz, somando para a base de cálculo os valores da matriz + filiais. Sendo assim, pelo tipo de sociedade; no Simples Nacional a empresa aumentaria no enquadramento da alíquota, pelo fato de somar os faturamentos; no Lucro resumido a empresa pagaria mais ir, por causa do valor do adicional maior, causado pela soma do faturamento; e no lucro real aconteceria a mesma coisa, mas pelo fato da soma dos lucros.
Essas afirmações que eu fiz está correta?
Se sim, não seria melhor abrir uma nova sociedade? Qual a vantagem de abrir filial então?
Se não, o que eu está errado? E qual a vantagem de abrir filial, focando separadamente na questão tributária?

Desde já agradeço.

Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 11:35

De fato o seu entendimento ta correto.

A vantagem é a transferencia entre matriz e filial que nao é tributado na esfera federal, facilitando as compras e estoque entre elas.

Luiz Carlos Vilar
Fernando Souza

Fernando Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 09:15

Obrigado Luiz! Vou complementar com o que pesquisei:
Abrir uma sociedade distinta é mais vantajoso quando não há interação entre elas(como você mencionou ref. estocagem e também abrange aos numerários), além de possuir a possibilidade de aparentar ser uma filial(mesma marca, estrutura...).
E eu tinha a dúvida do porquê das grandes empresas abrirem filiais, fazerem fusão... tirando a parte da vantagem das operações entre as partes, é que deduzir 240.000,00 não é nada.(Essa dúvida era meio boba)
att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.