x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.063

simples nacional

O. M.

O. M.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 3 junho 2012 | 17:06

Preciso constituir uma firma prestadora de serviços (emprestimos) e minha dúvida é sobre a atividade : Corespondente de instituições financeiras, pode optar pelo simples nacional? Quem trabalha com firma desse ramo, qual é a melhor opção de constituição?Grato pessoal.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 3 junho 2012 | 18:51

Odilon
Boa tarde


Essa atividade é impeditiva a opção do simples nacional

Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte:

I – que explore atividade de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, gerenciamento de ativos (asset management), compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring);


Heloisa Motoki

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 10:48

Odilson, atividade é vedada. Tem empresas que são obrigadas pelo lucro real, como:
1-cujas atividades sejam de bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades corretoras de títulos, valores mobiliários e câmbio, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito, empresas de seguros privados e de capitalização e entidades de previdência privada aberta.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.