x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 19

acessos 28.326

Como faço para retificar DAS?

Fernanda Mendes

Fernanda Mendes

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 14:38

Boa tarde a todos!

Desde já muito obrigado pela atenção.

Tenho um cliente que fez o pagamento de 3 guias de DAS errado, fez o pagamento pela net, errou o campo vencimento (não colocou o original da época, colocou a data que estava efetuando o pagamento) e o campo valor principal, (colocou o valor total já com os acrescimos) ao invés de colocar cada valor no seu campo, valor principal, multa, juros, valor total.....colocou o valor total em principal e pagou como se a guia não fosse recalculada.

Deu para entender?

Tenho como retificar uma DAS? lá no redarf não consigo, como faço? alguém já precisou retificar uma DAS como o caso parecido assim?

Boa tarde!

At.

Fernanda

Reneide

Reneide

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 18:53

Não existe redarf para DAS a retificação de uma DAS acontece dentro do sistema da receita como se vc fosse fazer a guia do próprio mês, ela vai dar uma mensagem que a guia já foi feita e pede se quer retificar de um continuar, caso a guia já foi paga ela aparecerá zerada ou com alguma diferença, se vc mexer na receita da empresa, agora se aparecerá o valor a pagar e esse já tenha sido pago não conclua a operação e compareça na Receita Federal para tentar resolver de ofício esse acerto.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 07:52

A compensação entre créditos relativos a tributos abrangidos pelo Simples Nacional somente poderá ser efetuada quando houver regulamentação específica por parte do Comitê Gestor do Simples Nacional.

O contribuinte somente poderá solicitar a restituição de tributos abrangidos pelo Simples Nacional diretamente ao respectivo ente federativo, observada a respectiva competência tributária.

Assim, deve ser verificado junto ao ente federativo competente quais os procedimentos a serem adotados para solicitar a restituição de valor recolhido a maior ou indevidamente.

Exemplo:
A empresa J.U.R.E. EPP Ltda, estabelecida no município de São Paulo, que realiza comercialização de mercadorias, informou a maior receita bruta no aplicativo de cálculo, tendo gerado recolhimento a maior de ICMS e CPP. Deverá solicitar restituição de ICMS junto a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e de CPP junto à Receita Federal do Brasil, observando as normas estabelecidas na legislação de cada ente.

Fonte: Perguntas e Respostas Simples Nacional
Disponível em: www8.receita.fazenda.gov.br

"100% focado onde houver 1% de chance"
Fernanda Mendes

Fernanda Mendes

há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 08:43

Reneide,
Obrigado pelo retorno.
Vou tentar pelo sistema da Receita para ver, porque no nosso caso aqui a guia já está paga, mas como na hora de fazer o pagamento colocou os valores no campo errado, a receita não está reconhecendo o valor.

Paulo,
Obrigado pela atenção, mas meu caso não é compensação ou restituição não, é retificação da DAS, a não ser que eu tenha que solicitar a compensação dessa guia paga errada pela certa que está constando em aberto é isso?

Ex. de como foi feito o pagamento errado:

Dados da DAS:
Vencimento: 20/03/2011
Pagamento: 30/04/2012
Valor principal: 1,00
Juros: 0,50
Multa: 0,50
Valor total: 2,00

Dados como foi preenchido o pagamento na net:
Vencimento: 30/04/2012
Pagamento: 30/04/2012
Valor principal: 2,00
Juros: 00,00
Multa: 00,00
Valro total: 2,00

Como os dados na hora foi preenchido errado, o pagamento foi até efetuado, concluido, porem a receita não reconheceu...e o débito está constando em aberto.

Muito obrigado,

Fernanda.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 08:45

Fernanda, como informei em resposta anterior,

Deverá solicitar restituição do imposto pago, e efetuar o pagamento do valor correto, apurado através do PGDAS-D.

Sds.

Fernanda Mendes

Fernanda Mendes

há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 09:22

Paulo,

Pior que os valores das DAS são altos e restituição com a receita nossa só daqui uns 6 a 10 anos para sair, mas bom se o caminho for esse mesmo a empresa vai ter que pagar novamente e aguardar a restituição, foi fazer o pagamento errado.

Muito obrigado.

At.

Fernanda

Reneide

Reneide

há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 20:18

Fernanda, só não entendi como pode ter saído errada as datas visto que é o sistema que gera as informações ...inclusive o código de barras, mas faça um requerimento solicitando ao fisco que seja alocado esse pagamento no débito em aberto, justifica que a empresa não tem como pedir restituição e pagar novamente. Realmente a restituição vai leva uns 5 anos...

Fernanda Mendes

Fernanda Mendes

há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 08:21

Oi Reneide,

Então acho que não me expressei bem....a guia foi gerada certa, com os dados corretos, tanto porque como vc disse é o sistema quem gera, o erro ocorreu na hora do cliente fazer o pagamento, como ele paga pela net ele deve preencher os campos e preencheu errado como eu coloquei no ex. acima.

quanto a pedir a restituição chegamos a seguinte conclusão, como a empresa optou por aquele parcelamento no inicio do ano dos débitos do simples para permanecer no simples, vamos deixar essas guias em aberto mesmo, assim elas entram no parcelamento quando o mesmo for consolidade e as guias pagas erradas e não reconhecidas pela receita solicitamos a restituição...vamos nos certificar com a Receita.

Muito obrigado pela atenção.

At.

Fernanda.

Reneide

Reneide

há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 08:36

Bom dia Fernanda, e o período de apuração na hora que o contribuinte digitou o pagamento na net o que ele colocou????

Fernanda Mendes

Fernanda Mendes

há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 08:44

Ops desculpe Reneide te passe errado, foi assim:

No periodo de apuração: CERTO
No vencimento: ERRADO (colocou e data que estava fazendo o pagamento)
Na data do pagamento: CERTO
Valor principal: ERRADO (colocou já o valor total com multa e juros)
No campo juros: ERRADO (não colocou nada)
No campo Multa: ERRADO (não colocou nada)
Valor total: CERTO (repetiu o valor do campo principal)

Não sei se compliquei ou se melhorei rs.

As guias estão pagas, porém constando em aberto na receita federal.

At.

Reneide

Reneide

há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:30

Fernanda!

Então como o período de apuração ta correto, mas o vencimento incorreto mesmo que fizer uma retificação o sistema não vai ler essa informação ele não consegue definir pelo período certo e vencimento erradfo, quanto aos valores sem problema isso não vai influenciar tanto a informação. A Receita Federal vai conseguir alocar o pagamento no débito por lá, vá a unidade da receita que o contribuinte está submetido e explique o caso, verifiquei na minha jurisdição junto a Receita Federal esse teu problema e eles me informaram que é possível sim alocar pela Receita ok. Pois não é justa ficar com esse débito em aberto e muito menos pagar novamente. Outra coisa, esse parcelamento que vc fez em janeiro se não to enganada ele pega dessa data para tras os débitos e não para frente...tem que cuidar isso.

Fernanda Mendes

Fernanda Mendes

há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:36

Oi Reneide,

Ok, obrigado pela informação, irei na Receita Federal na segunda feira verificar essa situação, pois as guias dela são até altinhas as 3 da mais de 50.000,00.

Quanto ao parcelamento me refiro aquele novo que surgiu já no final do ano que entrariam todos os débitos do simples até a data do pedido...e essa data que eu coloquei no exemplo acima é simbólica.

Grata.

Reneide

Reneide

há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:46

Então se em tese essas guias seriam de antes do pedido do parcelamento vai entra sim...nossa valor alto mesmo jesus....sabe aqui eu enfrento muitos problemas contribuintes que pagam via net e pior só descubro quando entrego a DCTF ou quando aparece cobrança no conta corrente da empresa que a guia tem erro de digitação, até mesmo os bancos erram quando guias são pagas via banco. Mas beleza tomara que dê certo!

TALIZE ALEXANDRE GIL

Talize Alexandre Gil

Iniciante DIVISÃO 3 , Recepcionista
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 09:08

Bom dia, Reneide

Acredito que vc possa me ajudar, bom sou aprendiz na escrita fiscal, e gerei a guia do das ref comp. 06-2012 com o valor de faturamento inferior ao valor correto, (valor de $ 298,00 a menos), e só percebi isso agora gerando a competencia de 07-2012, que por sua vez gerei a guia a maior, na vdd o das que gerei é do proprio escritorio prestador de serv. de contabilidade, e eu não vi que minha chefe tinha emitido 2 nf pra um mesmo cliente, então conversando com ela, ela me disse pra eu compensar ou restituir o imposto pago a maior pago agora de julho (vlr do imposto $ 20,18) abater no pago a menor no mes 06-202 que ja passou (vlr do imposto $ 27.09 ja com juros). isso não é possivel ne? entendo que o q nao foi pago no mes 06, de ve ser calculado e pago os $27.09, e este a maior do mes 07 ou ele pede a restituição para receber sabe se la daqui 5 anos, ou pra ela nao sair tao prejudicada, no proxino mes emitir a nf com valor inferios para compensar o valor que ela pagou/despesa, ou nao emitir nf pra essa mesma cliente, nao é mesmo????

obrigada

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 09:18

Talize,
Bom dia!

A compensação entre créditos relativos a tributos abrangidos pelo Simples Nacional somente poderá ser efetuada quando houver regulamentação específica por parte do Comitê Gestor do Simples Nacional.

O contribuinte somente poderá solicitar a restituição de tributos abrangidos pelo Simples Nacional diretamente ao respectivo ente federativo, observada a respectiva competência tributária. Assim, deve ser verificado junto ao ente federativo competente quais os procedimentos a serem adotados para solicitar a restituição de valor recolhido a maior ou indevidamente.

Exemplo: A empresa J.U.R.E. EPP Ltda, estabelecida no município de São Paulo, que realiza comercialização de mercadorias, informou a maior receita bruta no aplicativo de cálculo, tendo gerado recolhimento a maior de ICMS e CPP. Deverá solicitar restituição de ICMS junto a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e de CPP junto à Receita Federal do Brasil, observando as normas estabelecidas na legislação de cada ente.

Fonte: www8.receita.fazenda.gov.br

Sds...

TALIZE ALEXANDRE GIL

Talize Alexandre Gil

Iniciante DIVISÃO 3 , Recepcionista
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 09:38

Então Paulo...

Eu li esta mesma publicação que vc mesmo vez, acessei o link, tbm! Entao no nosso caso, devemos pedir a restituição dos 20,18 pago a maior ao municipio, ja que somos prestadores e ao cpp para a receita???

att,
Talize

Sydney Barbosa da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 11:01

Bom dia pessoal!

Estou em uma situação parecida!

Foi recolhido antes de ontem (20/08/2012) uma GUIA de DAS a valor maior, por erro no Sintegra gerado pela empresa.

Foi pago um valor a maior de R$ 883,56.

Como faço para compensar ou restituir este valor pago a maior?

Um retificação do DAS já pago (20/08/2012) no PGDAS-D me ajudaria em alguma coisa?

Grato,
Sydney.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 11:10

Sydney Barbosa da Silva Junior,
Bom dia!

Neste mesmo tópico, fiz postagem datada Quarta-Feira, 22 de agosto de 2012 às 09:18:29 citando os procedimentos a serem realizados quando do pagamento de Das a maior.

Sugiro que faça a leitura desta postagem, no qual, cabe exatamente a sua situação em questão.

Obrigado pela compreensão.
Sds...

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 12:54

Boa tarde Paulo!

Obrigado pela atenção!

Eu li o tópico todo.

E também o que foi dito por você, para procurar os Órgãos competentes para o mesmo!

Mais não tenho fácil acesso a eles, além do que muitas das vezes o pessoal não dão informação corretas ou até mesmo omitem, pois um outro caso que tive parecido com este, a empresa requerente desistiu por não ter posição concreta da RFB.

Por isso queria saber se alguém aqui no fórum já conseguiu fazer algo referente a isto, e se poderiam me dar alguma dica!

Grato,
Sydney.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade