x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 29

acessos 6.977

Parcelamento Simples Nacional

Afonso Oliveira

Afonso Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 10:52

Bom dia pessoal! Eu fiz um pedido de parcelamento do Simples Nacional de uma empresa no dia 09/03 porem não consigo obter resposta, nem pelo e-cac, nem a empresa foi comunicada por carta, o que eu faço? Alguem sabe como a RFB comunica ( porque na lei não especifica nada )?

Silmara Cristina Rupel

Silmara Cristina Rupel

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 14:07

Acredito que minha dúvida é a mesma do Afonso, solicitei um parcelamento do simples nacional conforme passo a passo inclusive é o mesmo que consta no link disponibilizado pelo Saulo. Até ai tudo certo, cheguei até o protocolo do pedido do parcelamento, mas qual o próximo passo? Já li todas as instruções da receita e não encontrei m esclarecimento de como efetivar o parcelamento. Alguém pode me dar uma luz em qual caminho seguir?

Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 17:24

Boa tarde Silmara,

Se você leu "todos os passos" deve ter lido também em orientações gerais que:

No momento do pedido o contribuinte não deverá efetuar pagamento de parcelas. Em momento futuro, a RFB fará a consolidação dos parcelamentos solicitados e divulgará a data para início do pagamento das parcelas. A primeira parcela deverá ser paga no mês subseqüente a divulgação da consolidação.

Agora basta aguardar a citada consolidação que deverá ser feita pela Receita Federal até Agosto do corrente ano.

...

Elisangela

Elisangela

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 17:33

Tb efetuei o pedido de parcelamento e até agora ñ tive nenhum retorno, então entrei em contato c/ a Receita Federal e a informação q tive é esta q nosso amigo postou q em momento oportuno a Receita Federal fará a consolidação de todos os pedidos de parcelamento, mas se precisar emitir uma CND vc consegue emitir c/ efeito positiva.

Amo minha profissão.
CRISTIANO V PAPINI

Cristiano V Papini

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 08:45

Vejo também como um problema, o fato de que pelo que sei, para sabermos se a consolidação foi ou não efetivada temos que ficar acessando o ECAC, acho que deveria ter como registrarmos no ECAC um email de nossa preferencia para receber as mensagens do ECAC. Isso não apenas para a questão do Parcelamento em questão, mais para todas mensagens direcionadas ao ECAC, ainda mais que muitas empresas temos que ficar logando com o certificado digital, outras com a senha do ECAC. Deveriam fazer assim como no COMPROT - SITE DA RECEITA DE CONSULTA DE PROCESSOS.

Abraço e bom dia todos

CRISTIANO V PAPINI

Cristiano V Papini

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 11:24

Governo disciplina parcelamento de débitos do Simples Nacional

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=396308

Da Redação

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (12.06) o Decreto nº 1.174/12 que define as regras para o parcelamento de débitos para contribuintes do Simples Nacional. O texto trata exclusivamente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) informado pelo próprio contribuinte junto à Receita Federal por meio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) referente aos exercícios de 2007 a 2010. Pelo levantamento do Fisco, aproximadamente 6,5 mil Inscrições Estaduais acumulam R$ 24,7 milhões em débitos nesta situação.

Com relação aos débitos apurados na DASN relativos ao ano-calendário 2011, o Fisco ressalta que eles ainda serão disponibilizados pela Receita Federal. Assim que os mesmos forem repassados para a competência do Estado, poderão ser objetos de um novo parcelamento.....

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 16:35

Boa tarde Cristiano,

A exemplo do governo do estado Estado de Mato Grosso, o de Santa Catarina também já disponibilizou o parcelamento do ICMS informado pelo próprio contribuinte junto à Receita Federal por meio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) referente aos exercícios de 2007 a 2010, permanecendo os débitos referentes a 2011 sujeitos a novo parcelamento tão logo sejam repassados para a competência do Estado. Isto porque ambos mantêm convênio com a Receita Federal.

Entretanto isto não responde aos questionamentos da maioria das pessoas que querem saber quando se dará o parcelamento previsto/concedido pela Resoluções CGSN 92 e 94/2011 .

Este ainda depende da consolidação dos débitos a ser realizada pela Receita Federal que era para acontecer no mês de Janeiro e hoje espera-se que aconteça entre os meses de Agosto e de Outubro do corrente ano.

...

Tathiana Oliveira

Tathiana Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 16:48

Eu obtive informação na Receita de que ainda não está consolidado os dados das solicitações de parcelamento. E até o momento eles não tem uma posição e nem previsão, para nos liberar a consulta de como ficará esse parcelameto.
Tanto que, protocolado o pedido de parcelamento, não fica registrado como pendência os débitos já visualisados, até o momento em que eles apurarem as informações e nos liberarem para o pagamento.
O jeito é aguardarmos e ficarmos atentos as notificações pelo site.

Tathiana Oliveira
CRISTIANO V PAPINI

Cristiano V Papini

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 08:42

Obrigado a todos por compartilharem as informações, com varias cabeças pensando e consultando fica mais fácil. Quando alguém consultar no ECAC e constar a tal da consolidação, favor postar aqui para todos ficarem alertas.

Grande Abraço

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 08:50

Alguma novidade dessa consolidação?

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 10:39

Boa tarde Claudinei

Por enquanto a prometida consolidação ainda não aconteceu. Tão logo isto aconteça certamente será noticiado e alardeado aqui no Fórum.

Parmaneça atento

...

RENATO ALVES DE OLIVEIRA

Renato Alves de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 11:55

Boa tarde a todos,

Solicitei o parcelamento de algumas empresas em Janeiro, e até agora nada de consolidação. Alguem tem alguma informação sobre o assunto? Os débitos parcelados englobam os valores dos estados e municípios ou somente impostos federais?

Grato,

Renato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 12:48

Boa tarde Renato,

Consulte no link indicado quais são os Estados e Municípios que têm convênio com a PGFN

OS PEDIDOS DE PARCELAMENTO DE ICMS OU ISS DEVIDOS A ESSES ENTES DEVERÃO SER SOLICITADOS DIRETAMENTE AO ESTADO OU MUNICÍPIO

Nota
A despeito da Receita Federal ainda não permitir o parcelamento dos tributos e contribuições sob sua administração dada a falta de consolidação, alguns estados a exemplo do de Santa Catarina já estão promovendo o parcelamento do ICMS.

Saiba mais acerca do assunto repetindo seu questionamewnto na sala "Legislações estaduais e municipais"

...

Welbert Andrade da Silva
Articulista

Welbert Andrade da Silva

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 10:42

Por enquanto nada.
Aguardamos.
Porém, a Receita Federal emitiu o ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO, informando sobre a exclusão, portanto analisando, alguns débitos lançados, ja foram objetos de parcelamento. Sendo que o mesmo não foi consolidado ainda.
Controvérsias e controvérsias. Que luta diária. Risos

Att.
Welbert A.

Att.
Welbert Andrade
Silmara Cristina Rupel

Silmara Cristina Rupel

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 14:52

Realmente este parcelamente nos deixa confusos, das empresas que eu solicitei parcelamento não aparecem no ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO.

Mas, tem uma empresa que eu não tinha solicitado o parcelamento anteriormente e agora no ato declaratório executivo aparece os debitos do simples nacional e débitos previdenciários. Será que se eu solicitar agora o parcelamento do simples nacional ainda poderá feito já que os demais ainda não foram consolidados?

Outra dúvida o parcelamento dos débitos previdênciários não tem como fazer pelo e-cac certo? só na agencia da RF?

At
Silmara

RENATO ALVES DE OLIVEIRA

Renato Alves de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 09:04

Bom dia a todos,

Uma das empresas que solicitei o parcelamento foi relacionada na ADE - Ato Declaratório Executivo 494486, excluindo de ofício a emresa do Simples Nacional. A Receita Federal local orientou para desconsiderar a ADE, que teria ocorrido um equívoco no sistema e que não deveria ter sido emitida visto que o pedido de parcelamento estava ativo para com o Simples Nacional estava ativo e que estava pendente de consolidação. Ocorre que a mesma empresa possui débitos com a Previdência Social, que constaram na mesma ADE. Por segurança, vocês acham que devo solicitar um parcelamento dos débitos previdenciários também?
Com relação à consolidação, o funcionário da Receita informou que vai ser feito a partir de Dezembro de 2012, mas não é nada oficial.

Abraço a todos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 10:01

Bom dia Renato

Por segurança, vocês acham que devo solicitar um parcelamento dos débitos previdenciários também?

Deve solicitar sim, pois caso não o faça ao cabo do prazo estipulado a empresa em questão será excluída do sistema do Simples Nacional a partir de 01/01/2013.

Vale dizer:
Com vistas a manter-se (não ser excluído) do Simples Nacional formule o parcelamento simplificado das constribuições previdenciarias antes que expire os prazo de 30 dias concedido para regularização.

...

Welbert Andrade da Silva
Articulista

Welbert Andrade da Silva

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 09:04

Amigos,

Uma empresa fui verificar e ela não possui débitos.
Existe um Debcad, mas que o débito ja esta em parcelamento, e vem pagando corretamente o mesmo. Portanto, a Receita Federal enviou carta ao contribuinte, em relação ao Debcad, como proceder?

Estou em dúvida em relação ao que seria o debac. Alguem saberia me dizer.

Att.
Welbert Andrade
CRISTIANO VILLAR PAPINI

Cristiano Villar Papini

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 10:24

Bom dia, pelo que vi nos casos dos meus clientes, consta necesse Debcad os "Débitos Previdenciários na RFB e na PGFN" e consegui parcelar esses débitos pelo "Parcelamento Simplificado de Contribuições Previdenciárias (para parcelamento de débitos cujo montante não seja superior a R$ 500.000,00)" veja mais em: www.receita.fazenda.gov.br

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 11:07

Bom dia! Por favor alguem sabe me informar se os debito de 2012 poderaão ser incluidos no parcelamento para quem recebeu o ADE 2012???
Pois tenho umcliente que esta com debito em2010 2011 e 2012, por favor alguem sabe me responder??? obrigada obrigada mesmo. eu aguardo

Obrigada pela atenção.
Sandra
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 11:00

Bom dia a todos,

Como já existe "N" tópicos nesta sala abordando o mesmo assunto, este será trancado.
Sempre realizem uma Busca no Fórum antes de criar um novo tópico.

Abraços

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.