x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.019

Retificação IRPF - erro eCAC

Cicero Daneres Berneira

Cicero Daneres Berneira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 16:48

Senhores,

Envie a Dirpf no prazo no modo "Opção Pelas Deduções legais". Retifiquei a mesma, após dia 30/4, no mesmo modo "Opção Pelas Deduções legais". Ao consultar o extrato da dirpf pelo eCac, aparece que mandei pelo modo "Simplificado". Acredito que foi um erro de processamento, mas acho que pode me trazer algum problema se eu não fizer nada, pois após o prazo não podemos mudar a forma de tributação. Como posso proceder? Grato.
Cicero

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 17:03

Boa tarde Cicero,

Você identificou na Declaração Original, o Recibo pela forma Simplificada ?

Sds.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 08:15

Cicero..

Se, após a apresentação da declaração, o contribuinte verificar que cometeu erros ou omitiu informações, deve apresentar uma declaração retificadora. Deve responder à pergunta "Que tipo de declração você deseja fazer ?" marcando a opção "Declaração retificadora.

A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originariamente apresentada, substituindo-a integralmente. Essa declaração deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso.

Atenção: É permitida a troca de opção pela forma de tributação - utilizando as deduções legais ou o desconto simplificado, até 30 de abril de 2012. Após essa data, a declaração retificadora deve ser entregue na mesma opção pela forma de tributação utilizada para a declaração apresentada anteriormente.

Fonte: Ajuda DIRPF 2012

Caso, constatado que o erro encontra-se na informação divulgado pelo portal E-cac, sugiro que compareça
a uma agência da RFB munido da Declaração Original e Retificadora para correção no sistema da RFB.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 10:53

Ok Cicero.

Provavelmente o que ocorreu foi um erro do próprio portal E-cac,
ou dos sistemas de processamento da DIRPF.

Grande abraço..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.