x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.272

Transferência de dinheiro do exterior

Kelly G.

Kelly G.

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 20:39

Boa noite,

Estou numa confusão terrível e preciso muito de esclarecimentos de vocês!

Minha situação é a seguinte: eu moro no Canadá, meu marido é canadense e eu sou brasileira. Há dois anos eu me mudei para cá mas nunca dei baixa no meu CPF (declaração de saída) pois tínhamos a intenção de comprar uma empresa no Brasil o mais breve possível. Esta compra acabou demorando mais do que esperávamos e cá estamos dois anos mais tarde, acabamos de encontrar o negócio perfeito porém não há meios de descobrir como mandar o dinheiro para o Brasil.

Eu continuo sendo residente brasileira e nunca declarei nos IRs que tenho fundos no exterior. Eu e meu marido discutimos muito e decidimos que não podemos colocá-lo como sócio/investidor estrangeiro pois se assim fosse a empresa não poderia ser enquadrada no SIMPLES, o que não é uma opção no momento.

Conversei com inúmeras pessoas: contadores, corretores de câmbio, gerentes de banco, e cada pessoa com quem converso parece me dar uma resposta diferente: primeiro eu tinha que fazer a transferência da quantia diretamente para a conta da empresa que está sendo comprada, depois me informaram que eu deveria transferir os fundos para a minha própria conta e declará-los como "Transferência Patrimonial" e incluí-los no IR de 2013, mas logo após me informaram que eu precisaria ter declarado os fundos antes de trazê-los senão pagaria 27% de imposto, e por fim me disseram que seria mais fácil declarar minha saída do país e efetuar a compra como não-residente (o que não faz sentido nenhum pois poderíamos ao invés disto fazer do meu marido sócio e acabar com os problemas, mas aí voltamos àquele dilema do SIMPLES...)

Eu não me mudaria definitivamente ao Brasil agora, mas estaria no país por longos períodos de tempo e à frente do negócio mesmo que à distância pois possuo uma pessoa de confiança para administrar. E para que conste, a quantia a ser transferida será de aproximedamente R$330.000,00 sendo 50% de entrada e os outros 50% em 30 dias.

Me perdoem este texto longo porém me parece necessário colocar todas estas informações para que, caso alguém tenha conhecimento desta área, possa me dar uma opinião/sugestão mais precisa.

Resumindo a história: É possível fazer uma transferência patrimonial no meu caso? E só pagar o IOF (0,38%) que é o único imposto incidente neste tipo de transação? Ou no meu caso haveria outra solução melhor? Alguma sugestão?

Agradeço muito a atenção, Kelly.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.