x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 966

Como pagar menos IR de aluguel? PJ ou PF

Jose Ivai Daru

Jose Ivai Daru

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Domingo | 24 junho 2012 | 12:40

Tenho alguns imóveis de aluguel (declaro pessoa física) só que estou pagando muito IR (imóveis administrados por uma imobiliária), se eu abrir uma empresa e passar estes imóveis para a empresa e fazer a declaração como pessoa jurídica a incidência de IR não seria menor? (os imóveis continuarão sendo administrados pela imobiliária). Se sim como devo proceder? Quais os custos? Quais impostos tenho que pagar? Qual a porcentagem de IR que eu pagaria, enfim qto posso economizar? Acima de que valor (mensal de aluguel) valeria a pena usar desse artifício? Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 07:35

Bom dia José,

Sobre as receitas decorrentes da exploração da atividade de locação por pessoa juridica a carga tributária total incidente é de 11,33%, enquanto que na pessoa fisica pode chegar aos 27,50%.

Reúna-se com um contador de sua confiança para juntos estudarem os "prós" e os "contras" de se constituir uma empresa com esta finalidade. Por oportuno cabe lembrar que na maioria dos municipios a transferência de bens da pessoa fisica para juridica sofre a incidência do ITBI.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.