x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.399

DIPJ 2012 Forma de Escrituração

Adriano Novelli

Adriano Novelli

Bronze DIVISÃO 5, Gerente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 20:55

Estou com uma dúvida relacionado ao preenchimento da DIPJ 2012 de empresas optantes pelo Lucro Presumido.

No preenchimento da DIPJ 2012 de empresas optantes pelo lucro Presumido temos que indicar a forma de escrituração "Contábil ou Caixa"

Se optarmos pela escrituração contábil aparecem novas fichas que devemos preencher com as informações contidas no Balanço Patrimonial de 2011. Minha pergunta está relacionado a esta questão, mesmo possuindo o Balanço Patrimonial de 2011 eu sou obrigado a escolher a opção de escrituração contábil, ou posso escolher a forma de escrituração como caixa e deixar de preencher as fichas relacionadas a escrituração contábil, sei que as empresas do Lucro Presumido estão dispensadas pelo Regulamento de Imposto de Renda a fazer escrituração Contábil, por outro lado sei que perante as normas brasileiras de contabilidade, os pronunciamentos contábeis do CFC (que regulam a atividade contábil em nosso país), o novo código civil de 2002, a lei 6404, todas essa regulamentações exigem que a sociedade tenha registrado os seus fatos contábeis normalmente.

´Resumidamente minha dúvida é esta:

Possuo a escrituração contábil de forma regular porém eu posso escolher como forma de escrituração a opção "caixa" somente para efeito de preenchimento da DIPJ 2012? Para efeito "Fiscal" considero como "Caixa" e para efeito "contábil societário" possuo a escrituração contábil regular, posso fazer esta opção? Está correto este entendimento?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 21:51


Adriano,
boa noite.

Não entendo se de posse das demonstrações financeiras, o porque marcar escrituração pelo regime de caixa, quando não o é.

Enquanto muitos profissionais anseiam o contrário (possuir escrituração contábil para poder preencher a DIRPJ da forma mais completa possível) vejo tal desejo como um retrocesso em favor do preenchimento de uma declaração mais simples.

Vale lembrar que para o preenchimento da declaração atual, deverá possuir as demonstrações também do ano base de 2010.

Visando evitar proliferação de temas atuais já comentados, caso tenha interesse em continuar com o assunto, favor dar continuidade neste tópico, que trata exatamente da pauta por voce abordada e no qual já constam algumas ponderações a respeito.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.